“Do
diário ao blog: construindo nossa história”
1.
Público beneficiário: professora e alunos do 4º ano A do Ensino Fundamental I
da E.M.E.B. “Dr. Valeriano Gomes do Nascimento”- CAIC. Localizada à Rua José Gianesella, nº 581, no bairro City Petrópolis,
Região Norte, na periferia da cidade de Franca-SP, iniciou suas atividades no
ano de 1.996.
A heterogeneidade é a marca dos diferentes contextos que
vivem nossos alunos. As condições de moradia (tipo de construção, se a moradia
é própria ou não, etc.), por exemplo, variam muito. O número de pessoas
residentes nas casas também é bastante variável. Há também oscilação quanto à
distância entre o lugar de moradia do aluno e a escola (alunos residentes em
bairros próximos ao da escola e, alguns que moram na zona rural). O nível de
escolaridade dos pais é diversificado, pois existem os que possuem o primeiro
grau completo ou incompleto, assim como os que possuem o segundo grau completo
ou incompleto, além dos que concluíram ou não o nível superior de ensino.
Alguns pais (minoria) não alfabetizados também fazem parte deste diagnóstico. A
renda familiar é, da mesma maneira, marcadamente diferenciada, o que permite
constatar as várias classes sociais de origem das crianças. A constituição
familiar revelou, igualmente, a heterogeneidade de vida e dos contextos em que
nossos alunos estão inseridos: na minoria dos casos a criança vive
simultaneamente com seu pai e mãe; em certas situações apenas com a mãe, às
vezes com outros parentes (tais como avós paternos ou maternos) e, em outros
casos apenas com o pai. Por outro lado, é necessário registrar que apesar dessa
diversidade, as expectativas da família em relação à escola são muito
semelhantes. Todo esse panorama foi muito importante, pois dele pudemos definir
que as crianças têm diversos modos de inserção e compreensão do mundo físico e
social que as rodeia. Considerando-se, ainda, que a construção de conhecimentos
a respeito dos outros, de si mesmo e da realidade social é influenciada pelas
ações e interações significativas da vida, cabe à escola respeitar esses
contextos e, ao mesmo tempo, proporcionar o convívio sadio entre os mesmos,
oportunizando trocas de experiências e acesso a novos conhecimentos. Os alunos
que participaram da experiência aqui relatada fazem parte dessa clientela e
justamente seu razoável rendimento escolar foi uma das motivações para o
desenvolvimento do Projeto.
2. Período de
realização:
fevereiro a dezembro de 2.012.
3. Justificativa:
Desde o início dos tempos, o homem vem procurando aprimorar o seu meio, de
forma a atender às suas necessidades. Nesta procura, a sociedade vai se
transformando à medida que o homem evolui. Uma das características principais
dessa evolução foi o desenvolvimento da linguagem e as suas diversas formas de
transmissão e expressão. A tecnologia já faz parte do cotidiano da escola e é
notório o avanço cognitivo dos alunos. No dia a dia, percebe-se a importância
da comunicação digital, pois é grande a falta de oportunidade no meio social
característicos da turma de alunos envolvidos. Assim, além de propiciar este
tipo de comunicação no laboratório de Informática, via internet, a criação e
manutenção de blogs propicia o desenvolvimento de atividades significativas e
criativas, que despertam o interesse. Coube à escola, neste caso, iniciar a
formação dos alunos para terem acesso e darem sentido à informação que recebem
dos diversos âmbitos da sociedade, proporcionando-lhes capacidades de
aprendizagem que lhes permitiram a assimilação crítica da informação, sua
utilização estratégica e a sua conversão em conhecimento verdadeiro, em um
saber ordenado. Os alunos, certamente, já ouviram falar sobre “diário”. Então o
objetivo maior desse projeto foi planejar e ampliar o repertório dos alunos, de
modo que eles pudessem compreender e apreciar esse tipo de texto, além de
melhorar suas produções textuais. Escrever um diário é um hábito antigo e
universal. Os primeiros diários pessoais de que se tem notícia eram chamados livros
de cabeceira no Japão do século VIII. Dentro dessa perspectiva o professor que
faz uso do gênero “diário”, pode desenvolver a habilidade escrita explorando um
registro mais informal onde o aluno tem a liberdade de expressar-se de maneira
mais espontânea. Além disso, trabalha também a habilidade da leitura, por um
gênero familiar aos discentes, cujo conteúdo personalizado desperta interesse;
e as habilidades orais, visto que o “diário” pode ser compartilhado e até
representado, promovendo um exercício de compreensão e produção de textos
orais. Portanto, o gênero discursivo "diário”, tendo em vista tais
características, é um instrumento que pode servir tanto para o desenvolvimento
das diferentes habilidades em sala de aula com os alunos quanto para a reflexão
do professor sobre sua prática pedagógica contribuindo para a sua formação. A
escrita do diário tem como objetivo proporcionar aos alunos mais uma situação
significativa de registro e também apresentar-lhes mais uma função social da
escrita. O mais importante é que os alunos encontrem sentido na escrita de um
diário e se apropriem de mais essa ferramenta da cultura escrita. Os blogs
também oferecem muitas possibilidades de uso em processos educativos, como, por
exemplo, para estimular os alunos a escrever, trocar ideias, trabalhar em
equipe, desenhar, visualizar de maneira instantânea o que produzem, etc. Para a
educação, os blogs apresentam características muito interessantes, como por
exemplo, a gratuidade e a facilidade no manejo, criação, administração e
atualização, e também a facilidade na hora de realizar consultas. Além de
ferramentas muito interativas, permitem o acompanhamento do progresso dos
alunos e facilitam o trabalho colaborativo.
O blog tem
muito em comum com o diário pessoal, uma vez que, num primeiro e fundamental
momento, esses diários devem ser produzidos como um texto em que o destinatário
é o próprio destinador.
As práticas educacionais deste novo milênio têm sofrido
mudanças significativas, em função do impacto das novas tecnologias no ensino e
na aprendizagem tanto em escolas públicas quanto nas particulares. Falar sobre
a inserção de novos instrumentos, tais como o computador e, mais
especificamente, a Internet dentro da escola, é desafiador e complexo, pois é
como encontrar-se em terreno movediço, cheio de obstáculos, incertezas,
heterogeneidades, opacidade e também novidades.
O presente projeto se apoia inicialmente nos resultados de
avaliações internas e externas (Plano de Metas, SARESP, AVALIA, Prova e
Provinha Brasil) realizadas em nossa escola, os quais demonstraram uma
necessidade de planejar ações para sanar as defasagens relacionadas à Linguagem
Oral e Escrita detectadas. Por isto, foi sugerido pela equipe docente o
trabalho com o “diário pessoal” (da Educação Infantil até o 5º ano) e/ou blog
(com o uso da internet, para alunos maiores). Como proposta, a turma de alunos
sob minha responsabilidade concretizou as atividades que aqui são citadas. Sua
interessada participação e as vivazes discussões geradas possibilitaram uma efetiva
construção de conhecimentos, a ponto do desempenho dos alunos ter melhorado
significativamente, em especial no tocante à Leitura e Produção de textos.
Diante deste quadro este projeto se propõe a refletir sobre a produção textual
a partir de diários e blogs, utilizados como instrumentos pedagógicos de
comunicação, de interação e de veículo discursivo dentro da e na escola.
4. Objetivo:
proporcionar aos alunos mais uma situação significativa de registro e também
apresentar-lhes mais uma função social da escrita, além de, especificamente:
ü Ler, escrever e produzir em diferentes linguagens – verbal,
matemática, gráfica, artística, corporal, - para interagir com o outro,
expressando-se, interpretando, considerando a intencionalidade e usufruindo de
diversas situações de comunicação.
ü Compreender a cidadania, observando as transformações
sociais que visam o bem-estar comum, participando de questões da vida coletiva,
preservando o meio ambiente, respeitando e compreendendo os outros e
desenvolvendo uma imagem positiva de si mesmo.
ü Perceber-se parte integrante, dependente e transformador de
um todo maior e dinâmico, buscando sua compreensão e interagindo com as outras
partes.
ü
Adotar postura
coerente e flexível diante das diferentes situações da realidade, questionando-a
e buscando soluções, respaldando-se progressivamente numa consciência crítica e
bem formada.
ü
Permitir que o aluno entre em contato com o
texto de documentação e memorização das ações humanas.
ü
Perceber a relação entre o texto literário e a História.
ü
Exercitar a atenção para detalhes importantes na
construção do relato.
ü
Resgatar a experiência dos alunos,
possibilitando o reconhecimento das diversas formas de expressão.
ü
Refletir sobre as características do diário e/ou
blog, definindo e diferenciando alguns conceitos do universo textual.
ü
Pesquisar diários já escritos e blogs criados.
ü
Conhecer alguns Diários (Contos) consagrados da
Literatura.
ü
Sensibilizar o aluno para perceber e identificar
os recursos do diário e/ou blog.
ü
Possibilitar a identificação e a criação de
comparações, imagens e metáforas presentes nos diários e blogs.
ü
Elaborar diários e/ou blogs com tema definido,
em pequenos grupos, individual ou coletivamente.
ü
Produzir a escrita individual.
ü
Rever as escritas produzidas.
ü
Opinar criticamente sobre as obras conhecidas e
produzidas.
ü
Ler por prazer, ouvir e apreciar a leitura.
ü
Aprender a importância da escrita para o ser
humano, para o desenvolvimento da civilização e, principalmente como um
instrumento histórico.
ü
Exercitar a produção e troca de mensagens entre
os alunos no meio virtual.
ü
Potencializar a colaboração e o intercâmbio de
ideias entre os alunos.
ü
Conhecer
e explorar os recursos das ferramentas de blogs.
ü
Aprender
a criar blogs e ser produtor de conteúdo na Internet.
ü
Estimular a autonomia digital dos estudantes,
apresentando instrumentos de fácil utilização para consulta, pesquisa e
desenvolvimento escolar.
5. Conteúdos:
ü Produção verbal (atenção, percepção, imaginação e memória).
ü
Comunicação e
interação social, observando a existência de diferentes modos de falar, em
diversas situações de interlocução, diante de diferentes interlocutores.
ü Vocabulário em diferentes contextos (narrações reais,
contos de histórias etc).
ü Reconhecimento e distinção de diferentes gêneros textuais,
com ênfase no gênero discursivo diário.
ü Leitura e compreensão de diversos textos, com a utilização
das diferentes estratégias de decodificação, seleção, antecipação, inferência e
verificação.
ü Produção e reprodução de textos escritos, observando a
ordem cronológica dos fatos e o assunto tratado.
ü Funcionamento do sistema de escrita alfabética de forma
convencional.
ü Produção de textos aproximando-se dos gêneros previamente
lidos/trabalhados.
ü Conteúdo e estética textual.
ü Aspectos discursivos e notacionais.
ü Coerência e coesão.
ü Revisão textual.
ü Argumentações sustentadas por reflexões.
ü Meios de comunicação, sua evolução e a forma de utilização:
o diário e o blog.
6.
Metodologia:
Para tal, foi obtida a anuência dos familiares em reunião de
pais por ocasião do Projeto, tendo em vista que seriam publicadas fotos das
crianças na Internet durante a realização das atividades, bem como das
produções realizadas. Socializou-se os objetivos do Projeto, ora sugerido como
forma significativa de trabalhar os conceitos necessários para o avanço em
habilidades próprias do 4º ano e de oportunizar a Inclusão Digital dos mesmos.
Iniciei o trabalho, com a turma realizando o levantamento dos
conhecimentos prévios sobre diário e blog, pesquisa de diários pessoais (de
familiares, do próprio aluno, da professora) e de Blogs na internet, utilizando
a sala do Proinfo, onde os alunos aprenderam a acessar a internet.
Cada ação, acontecimento ou momento importante na classe ou
na escola e atividades interessantes eram registrados pelos alunos
individualmente em um caderno próprio que utilizavam como diário pessoal
particular, inicialmente sem cobrança ou acompanhamento do que foi registrado.
Em um primeiro momento, portanto, o importante era que os alunos encontrassem
sentido na escrita de um diário e se apropriassem de mais essa ferramenta da
cultura escrita. As atividades também eram fotografadas e as fotos arquivadas.
Posteriormente, os alunos aprenderam a fazer o login do blog da classe, nome do
usuário, senha, como postar as fotos arquivadas e suas respectivas legendas e
foram convidados a compartilhar os seus textos ou partes do texto e a
digitá-los para postagem. Convidados a se divertir, começaram a exercitar a
leitura, a escrita, o senso crítico e a familiaridade com a informática.
Passamos, então, a publicar materiais didáticos, socializar
as produções dos alunos, divulgar o blog para os pais, que passaram a
acompanhar on line as atividades e
produções realizadas pelos alunos, pois já estavam cientes do projeto e
autorizaram a divulgação de imagem das crianças nas tarefas escolares
cotidianas, tornando-se nossos parceiros e colaboradores.
Os alunos passaram a preocupar-se em escrever melhor, para
que seus textos fossem publicados, estimulando a autoavaliação. Avançaram
consideravelmente na leitura e nas produções textuais.
A página do Blog já existia desde o ano anterior, quando foi
trabalhado com outra turma de alunos o Projeto de incentivo ao uso dos
computadores e ferramentas do Programa Nacional de Tecnologia Educacional
(Proinfo). Os alunos se inteiraram do projeto que havia sido realizado, acessando o blog na sala de informática. A
intenção é deixar a página no ar e que, a cada ano, um novo Projeto surja
englobando inclusão digital, prática da pesquisa e da escrita com o uso da
tecnologia e aulas interativas.
No decorrer do Projeto, realizamos a leitura e interpretação
oral e escrita de trecho do livro "O diário escondido de Serafina",
de Cristina Porto, realizando o levantamento dos significados da palavra
diário, post-scriptum e uso de metáforas.
Apresentei alguns livros consagrados da literatura: Robson
Crusoé, de Daniel Defoe, adaptação de Werner Zotz; O diário de Zlata- A vida de
uma menina na guerra, de Zlata Filipovic; Diário de uma garota nada popular, de
Rachel R. Russel e Nate volta a atacar, de Lincoln Peixe. Durante as leituras,
analisamos a diferença entre o diário como relato de experiências diárias, ou
seja, fatos fundados na realidade e
registrados de maneira íntima por seus autores, cuja função primária é memorial
e os diários ficcionais, como O diário escondido de Serafina.
Os alunos, que já participam do programa de leitura da rede
municipal de ensino, foram reunidos em Clubes de Leitura. Cada grupo ficou
responsável pela leitura de um livro do gênero discursivo diário e apresentação
para a classe do mesmo. Os livros utilizados foram: Serafina- Primeiras
histórias, de Cristina Porto; Minha temporada com os pinguins- Um diário
Antártico, de Sophie Webb; Diário de Kika, de Monica Dirce de Camargo Coutinho;
Tipo assim, Clarice Bean, de Lauren Child; Diário de um banana, de Jeff Kinney.
Passamos então para a produção textual. Os alunos realizaram
a reescrita de livros do programa de Leitura: O ouro de Midas, adaptação de
Adriana Bernardino e Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Fizeram a revisão dos
textos produzidos (coletiva, em duplas e individual) buscando adequar aspectos
discursivos e notacionais, ortografia, coesão e coerência, considerando o
leitor e o gênero. Em seguida, digitaram e postaram no blog os textos
escolhidos pelos alunos.
Para complementar o trabalho, realizei a leitura (por
capítulos) do livro “O diário de Anne Frank” e assistimos ao filme. Os alunos
se interessaram em pesquisar mais sobre a perseguição nazista aos judeus e a
Segunda Guerra Mundial.
Realizamos a leitura compartilhada/colaborativa da reportagem
“Escrever um diário melhora a saúde e o bem-estar” (texto retirado do blog:
mdemulher), que despertou grande interesse sobre HIV e modos de transmissão do
vírus, assunto que foi mencionado na reportagem. Após discussão sobre o
assunto, propus a produção, de um diário pessoal individual, de situações
significativas do dia-a-dia, de conteúdo personalizado (função social da
escrita).
Refletimos sobre bulling
e a importância da criação de uma imagem positiva de si mesmo, após assistirmos
os filmes Diário de um banana 1e 2.
O trabalho com o blog buscou despertar o gosto pela leitura e
escrita e a melhoria na qualidade das produções textuais, nos aspectos
discursivos e notacionais. Os alunos
buscaram ganchos nas atividades propostas para abordarem outros temas de
interesse para reflexão, discussão, pesquisa na Internet e ampliação de
conhecimentos. O blog, gênero eletrônico
que permite a publicação de relatos pessoais ou coletivos serviu como
meio de divulgação das atividades escolares e, passamos a utilizá-lo também
como Diário de bordo da classe, ou seja,
relato de nossas experiências com
finalidade pública. As atividades foram organizadas em torno de um grupo de
gêneros que se relacionam por algumas características que compartilham, de
caráter unificador - da ação inicial de pesquisar diários pessoais e blogs até
a ação final de transformar o blog da classe em atividade permanente, através
da leitura, escrita, análise linguística e oralidade. Pela leitura, ao promover a aproximação aos gêneros e
estimular o prazer pela leitura dos diários, por meio do Clube de leitura
temático criado na classe. Pela escrita, ao abordar as características dos
gêneros, estudar seus modos de funcionamento e desenhar com os alunos um
produto final (o blog) para divulgação das atividades escolares. Neste
processo, analisamos a escrita de diários, cuja finalidade é o registro pessoal
(a origem dos diários nos livros de cabeceira japoneses), escrita de diários
com finalidade literária (aproximando o registro factual da ficção) e escrita
com finalidade de divulgação de informações (blog). Pela análise linguística,
profundamente ligada à produção escrita, nas atividades de revisão, cujo foco
era o trabalho com as convenções do sistema de escrita. Pela oralidade,
trabalhada em caráter instrumental, nos inúmeros momentos propiciados pelas
trocas de experiências entre os alunos.
7.
Avaliação:
O reconhecimento do trabalho efetivado em um contexto fora do
escolar, por pessoas alheias a esta peculiar realidade, se deu através do bom
desempenho dos alunos nas atividades propostas, participação e acesso dos pais
e comunidade escolar ao blog, reportagem na
Revista “A rede de inclusão digital” e convite para apresentação no
Seminário de Encerramento do Programa Algar Educa 2.012, a respeito de
Comunidade Virtual.
A avaliação dos alunos se deu de forma processual e contínua,
por meio de observação, registros, fotos e produções textuais que deram vida ao
nosso blog. E assim fomos, registrando a nossa história.
8.
Bibliografia:
- SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
Referencial Curricular da Educação Básica das Escolas Públicas Municipais de
Franca. Franca-SP: 2009.
- KINNEY, Jeff. Diário de um
banana.2ª edição. São Paulo: V & R
Editoras, 2012.
- Diário de um banana. Thor
Freudenthal. 94min. Fox
Filmes, 2010.
- Escrever um diário melhora a saúde
e o bem estar. In: Disponível em
<http://vilamulher.terra.com.br/escrever-um-diario-melhora-a-saude-e-o-bemestar-9-6415477-126378-pfi-coisasdmenina.html>.
- DIAS, Lia Ribeiro. Educação
Compartilhada. A rede de inclusão digital, São Paulo. 4º anuário, p.118-119,
2012-2013.
- FILIPOVIC, Zlata. O Diário de
Zlata: a vida de uma menina na guerra. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras,
1994.
- PORTO, Cristina. O diário escondido
de Serafina. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2000.
- DEFOE,
Daniel. Robson Crusoe. Adaptação Werner Zotz. São Paulo: Scipione, 1985.
- RUSSEL, Rachel Renee. Diário de uma garota nada popular.
Verus. vol.3.
- PEIRCE, Lincoln. Nate volta a atacar. 1ª ed. Sextante,
2011.
- PORTO, Cristina. Serafina- Primeiras
histórias. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2004
- WEBB, Sophie. Minha temporada com os pinguins. 1ª ed. São
Paulo: Globo, 2004.
- COUTINHO, Monica Dirce de Camargo. Diário de Kika. 3ª ed.
São Paulo: Formato Editoral, 1997.
- CHILD,
Lauren. Tipo assim, Clarice Bean. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2004
- BERNARDINO, Adriana. Contos da Mitologia. Ed. Renovada. São
Paulo: FTD, 2007.
- CERVANTES, Miguel de. Dom Quixote.4ª ed. São Paulo:
Scipione, 2010.
- FRANK, Anne. O diário de Anne Frank.(adaptação Otto H.
Frank e Mirjam Pressler). Editora Record.
- PROINFO: Programa Nacional de Tecnologia Educacional.
- BLOG. In: Disponível em: <http://alunosdos4sanoscaic.blogspot.com.br/search?updated-min=2012-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2013-01-01T00:00:00-08:00&max-results=20>.
Dom Quixote, por Pedro Henrique- 4º "A" |
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