Assista o desenho no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=pSIDpkzByCk
Sobre Chopin:
Imagine um homem de grandíssimo
refinamento no modo de ser e de se portar, sentado ao piano e tocando sem
qualquer movimento do corpo e raramente algum movimento dos braços, dependendo
inteiramente de suas cuidadosas mãos femininas e seus dedos finos , em um fluxo
contínuo, preciso e fino e o constante uso do pedal de
sustentação, formando uma subestrutura harmoniosa.
Chopin
é amplamente conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos
pianistas mais importantes da história.
Sua técnica refinada e sua elaboração harmônica vêm sendo comparadas
historicamente com as de outros gênios da música, como Mozart e Beethoven,
assim como sua duradoura influência na música até os dias de hoje.
O compositor
polonês Frédéric Chopin nasceu em uma cidade da Polônia chamada Zelazova Wola,
em 1.810 e morreu em Paris em 1.849. Foi um dos mais importantes compositores
de música erudita romântica do século XIX. A Grande Valsa Brilhante, de 1.833 é
uma de suas composições mais divulgadas.
Fréderic Chopin |
Para ouvir A Grande Valsa Brilhante, entre no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=jQ9XdqtEKK4
Conheça outras composições de Chopin nos links abaixo:
Frédéric Chopin-Prelude in E-Minor (op.28 no. 4)
http://www.youtube.com/watch?v=ef-4Bv5Ng0w
Frédéric Chopin- Marcha Fúnebre Funeral March
http://www.youtube.com/watch?v=Hgw_RD_1_5I
Tom raramente consegue capturar Jerry, principalmente por causa das
habilidades do engenhoso ratinho, e também por causa de sua própria estupidez.
As perseguições eram eletrizantes e sempre vinham acompanhados por boa trilha
sonora. Também eram utilizadas diversas armadilhas e truques que no final não
davam resultado satisfatório como bombas e ratoeiras, coisas que eram
fundamentais na rivalidade entre o gato e o rato.
|
ENTREVISTA COM UM MÚSICO
Veja na íntegra, na oficina trabalhamos com trechos da entrevista.
"O que percebo entre as pessoas é que há uma certa resistência na apreciação de música orquestral, ou na audição da ópera. Mas muitos as vezes não percebem que ela está inserida das mais diversas formas no dia a dia de todos, como por exemplo, nos desenhos animados (que é tema da oficina de estudo de vocês).
Quando estudamos música aprendemos que há uma quantidade incalculável de compositores e músicas que precisam de "voz",ou seja, precisam ser conhecidas para que não façamos o nosso universo musical particular se tornar ínfimo. Estamos sempre abertos a conhecer novos compositores, que partem das épocas mais longínquas até a comtemporaneidade. Estudar tudo isso é maravilhoso! Todas as possibilidades, todo o trabalho de investigação do homem em busca de respostas, em busca de construir idéias através da música.
Quando estudamos música aprendemos que há uma quantidade incalculável de compositores e músicas que precisam de "voz",ou seja, precisam ser conhecidas para que não façamos o nosso universo musical particular se tornar ínfimo. Estamos sempre abertos a conhecer novos compositores, que partem das épocas mais longínquas até a comtemporaneidade. Estudar tudo isso é maravilhoso! Todas as possibilidades, todo o trabalho de investigação do homem em busca de respostas, em busca de construir idéias através da música.
Falar de compositores e músicas que inspiram-me é um tanto difícil, pois há particularidades em cada uma delas que, apesar de parecer romanciado, de fato tocam-me de alguma forma. Posso citar alguns: Bach, de uma forma generalizada, me agrada profundamente. Mozart, com suas óperas e seu Réquiem (estou no momento estudando a ária "Porgi amor", da ópera "As Bodas de Fígaro", e é fantástico ver sua construção musical); Verdi, Puccinni, Mascagni, Bizet, Fauré, enfim, teria que ficar relacionando-os por horas, pois todos são maravilhosos, dentro de suas características e particularidades. Vocês estão estudando Chopin, um grande virtuose do piano, que viveu numa fase de estilo musical conhecida por romantismo, teve uma vida breve e aproximadamente 220 obras musicais. Seu opus 60, conhecida por Barcarolle, de um lirismo maravilhoso também é uma obra que está inserida no meu universo musical, assim como a conhecida Marcha Fúnebre, sonata em Bb menor (opus 35). Todas elas nos faz perder-nos dentro de tantas considerações e sentimentos, pois ser músico é investigar uma composição muito além do prazer de ouví-la.
Enfim, não poderia deixar de citar compositores brasileiros brilhantes, como Villa-Lobos, Carlos Gomes, José Maurício Nunes Garcia, Claudio Santoro, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, e outros grandes, além de compositores comtemporâneos que tenho a honra de ser aluna, como Rodolfo Coelho, Rubens Ricciardi, José Gustavo Julião de Camargo, Silvia Berg.
Vou citar o nome de duas músicas que deixo como dica para serem apreciadas: "Melodia Sentimental" de Villa-Lobos e do compositor inglês Purcell, da ópera Dido e Enéias, "o lamento de Dido". Poderia escrever uma longa lista, mas no momento são músicas que estão latentes, pulsantes em mim.
Deixo um citação de Oscar Wilde, grande dramaturgo e escritor, sobre Chopin: "Depois de tocar Chopin, sinto-me como se chorasse por pecados que jamais cometi e lamentasse tragédias de que não fui vítima".
Ser músico é ser instrumento para trasmitir uma história ou sentimento ou sensação que está incutida em uma composição. O maior elogio à um de nós é percebemos como a música tocou a platéia, e não exatamente quão bons somos... se a platéia sentui a música em sua alma, chegamos ao nosso objetivo. Jamais poderia saber quem eu sou ou pra onde vou se não estivesse de mãos dadas com a arte."
Priscila Cubero
Vou citar o nome de duas músicas que deixo como dica para serem apreciadas: "Melodia Sentimental" de Villa-Lobos e do compositor inglês Purcell, da ópera Dido e Enéias, "o lamento de Dido". Poderia escrever uma longa lista, mas no momento são músicas que estão latentes, pulsantes em mim.
Deixo um citação de Oscar Wilde, grande dramaturgo e escritor, sobre Chopin: "Depois de tocar Chopin, sinto-me como se chorasse por pecados que jamais cometi e lamentasse tragédias de que não fui vítima".
Ser músico é ser instrumento para trasmitir uma história ou sentimento ou sensação que está incutida em uma composição. O maior elogio à um de nós é percebemos como a música tocou a platéia, e não exatamente quão bons somos... se a platéia sentui a música em sua alma, chegamos ao nosso objetivo. Jamais poderia saber quem eu sou ou pra onde vou se não estivesse de mãos dadas com a arte."
Priscila Cubero
Júlia, Priscila Canto Costa e Priscila Cubero, que também canta em casamentos |
Concerto de Estréia do maestro Nazir Bittar à frente da Orquestra Sifônica de Franca- Teatro Municipal de Franca- 2008
|
Priscila Cubero |
Henry Purcell
http://www.youtube.com/watch?v=ivlUMWUJ-1w&feature=youtu.be
Melodia Sentimental- Villa Lobos
http://www.youtube.com/watch?v=7RyYu_nIi88&feature=youtu.be
http://www.youtube.com/watch?v=7RyYu_nIi88&feature=youtu.be
MAIS SUGESTÕES:
Vocês também podem entrar no link abaixo, onde encontrarão mais desenhos com o uso de músicas clássicas.
http://www.baluzao.com/2010/01/melhores-desenhos-animados-com-musica.html
http://www.baluzao.com/2010/01/melhores-desenhos-animados-com-musica.html
1- Mickey Mouse & Friends- The Band Concert (1.935).
Mickey Mouse rege uma orquestra em William Tell Overture, mas aparece um Pato Donald vendedor de sorvete em sua 3a aparição em um desenho do Mickey. Tocando em sua flauta Turkey in the Straw ele distrai os demais da banda enfurecendo Mickey que tenta dar um jeito nele. Em 1994 esse foi eleito o 3o melhor desenho de todos os tempos (o único da Disney a figurar no top 10). Anos depois, em 1942, esse mesmo desenho deu origem a outro.
2- Mickey Mouse- Symphony Hour (1.942).
Mickey rege uma orquestra de rádio que executa a abertura de Light Cavalry de Franz Von Suppé. No ensaio dá tudo certo, mas Pateta praticamente destrói os instrumentos. O maestro Mickey tem que tentar arrumar a bagunça.
3- Looney Tunes Pigs in a Polka (1.943).
Uma paródia de “Os 3 Porquinhos” (Three Little Pigs, EUA 1933) e “Fantasia” (idem, EUA 1940) ao som de trechos de Brahms (Danças Húngaras, especificamente em ordem as de número 5, 7, 6 e 17). Foi Oscar de Melhor Curta de 1942.
4- Baton Bunny (1.959).
Pernalonga rege a orquestra transformando em um teatro de batalha faroeste a obra "A Morning, Noon, and Night in Vienna" de Franz Von Suppé por causa de uma mosca chata que o atrapalha sempre.
5- Magical Maestro (1.952)
Depois de preterido, o mágico Mysto decide infernizar a vida do barítono Poochini (um trocadilho com Giacomo Puccini). Tudo isso ao som da ária “Largo al factotum” da ópera “O Barbeiro de Sevilha” de Gioacchino Rossini. Esse desenho é de 1952 e contem cenas que são politicamente-incorretas, então ele é cada vez mais executado com cortes.
6- Tom and Jerry in the Hollywood Bowl (1.950)
Tom rege “Die Fledermaus” de Johann Strauss II. Jerry como sempre aparece e instaura o caos.
7- The Cat concerto (1.947)
Oscar de Melhor Curta em 1946 e eleito o 42o melhor desenho da história em 1994. Tom é um pianista que executa um recital de "Hungarian Rhapsody No. 2" de Franz Liszt. Jerry aparece mais uma vez para infernizar. Em um trecho Tom executa "On the Atchison, Topeka, and the Santa Fe", Oscar de Melhor Canção Original em 1947. Do mesmo ano há um desenho idêntico do Pernalonga, o Rhapsody Rabbit, (comprove a similaridade você mesmo aqui) que gera fortes acusações de plágio de ambos os lados por ter mesmo enredo e mesma obra clássica usada. Houve ainda outro desenho indicado ao mesmo Oscar chamado “Rhapsody in Rivets” que seria sobre a construção de um tal de “Umpire State Building”, trocadilho com o Empire State Building.8. Pica Pau - O Barbeiro de Sevilha (1944)
O Pica-Pau assume o comando do "Tony Figaro's" barbearia, pois o dono está fora por causa do exército (época da 2ª Guerra) e assim ele começa a cortar o cabelo de alguns personagens. Este foi eleito em 1994 o 43o melhor desenho da história.
9. Pica Pau - Concerto na Marra (1954)
O Pica-Pau é um afinador de piano que se vê em meio a um roubo e é obrigado a continuar tocando a obra Hungarian Rhapsody No. 2 de Franz Liszt porque o bandido Mugsy exige. Um policial bem atrapalhado sai em perseguição dos 2 e dos comparsas de Mugsy. O bandido em breve passagem chama o Pica-Pau de Rachmaninoff em referência ao artista russo. Um clássico!
10. Pica Pau - Miniaturas Musicais (1946-1948)
Uma ode à Chopin com um incêndio causado por um bêbado.
OFICINA EM AÇÃO!
Professora instigando os alunos em seus conhecimentos prévios |
Registro das músicas que os alunos gostam |
"Que música é essa?" |
Alunos tentam descobrir qual música está sendo tocada no piano |
Levantamentos prévios no período da tarde |
Registro das opiniões |
Falando sobre "A grande valsa brilhante" |
No período da tarde |
Tom e Jerry |
Assistindo "O gato voador" |
Assistindo o desenho atentos na música |
Ana Flávia anota a função da música no desenho |
Biografia de Chopin |
Frederic Chopin |
Compositor teve vida breve e produtiva |
Professora lê e comenta curiosidades sobre sua vida e obra |
Leitura da Biografia à tarde |
Um pouco de Geografia... |
Localização de Varsóvia, sua terra natal |
Vamos ouvir Chopin? |
Coordenadora Elaine no Pró-Info |
Alunos acessam Blog da classe |
Vamos acessar? |
Entrevista com Priscila Cubero e mais desenhos animados com músicas clássicas, via Blog |
Para nós, a música representa alegria, felicidade, saudade, amor, inspiração, diversão, tristeza e outros sentimentos e emoções.
Percebemos que no desenho a música acontece de acordo com os movimentos dos personagens e para ficar engraçado (Tom e Jerry), ou seja, a música é mais rápida quando o gato está correndo atrás do rato. Sem a música, o desenho ficaria sem graça.
Gostamos muito desta oficina, do desenho e também das músicas que ouvimos.
Descobrimos que Frederic Chopin tinha medo de ser enterrado vivo e por isso pediu para seus familiares que quando ele morresse, que seu coração fosse retirado e levado para uma igreja em sua terra natal e o coração de le está lá desde essa época até os dias de hoje.
Acessamos o Blog, assistimos os desenhos do Mickey Mouse e Pato Donald, achamos muito interessante e por causa do desenho, passamos a gostar da "ópera", que faz a gente lembrar momentos tristes e alegres e por isso é que devemos ser alegres e aproveitar a vida.
Adorei participar e ampliar meus conhecimentos, obrigada professora Priscila e turmas dos 4º anos. Bjos
ResponderExcluir