Seja bem vindo (a) e obrigado pela visita

domingo, 27 de novembro de 2011

Mancala: construindo com caixa de ovos o seu próprio jogo

O resultado final

Cada criança fez seu próprio Mancala

Tudo começou assim...
E dando uma mão de latex

Colando as Kalaha







O resultado inicial já agradou

Aguardando a secagem



Uma mãozinha de verniz

Fita separando as covas do adversário



Resultado final...


...das nossas mancalas


Jogo preferido pela classe

Projeto Mente Inovadora

Turma do período da manhâ

Vamos jogar?
Vamos jogar?



Jogando


Desenvolvendo a inteligência








Letícia



Veja outras obras de arte...


O pai construiu um Mancala de madeira






...

que podem ser feitas com caixas de ovos!!!!!



MANCALA

 Esse antigo jogo foi criado na África.
Como jogar:
1- Número de jogadores: 2.
2- Antes de começar o jogo, cada jogador põe 4 sementes em cada cova. Como no jogo há 12 covas e 2 kalahas ,as 6 que estão mais próximas de você lhe pertencem e as outras são do seu oponente, ficando também cada um com uma kalaha que são os depósitos .
3- Em cada jogo, você tira todas as sementes de uma cova sua e as distrbui uma a uma em cada cova, na direção de sua kalaha.
4- Quando passar em sua kalaha, coloque uma semente e distribua as outras em cada uma das covas de seu oponente, mas na kalaha dele não.
5- Se a última semente for colocada na kalaha do próprio jogador, ele joga novamente.
6- Se a última semente for colocada na cova vazia do seu lado, e tiver sementes na cova de seu oponente, você captura as sementes dele e as transfere à sua kalaha, junto com a única semente colocada na cova vazia.
7- Se um dos jogadores não tiver mais sementes deve pegar as sementes que restam nas covas do oponente e colocar em sua kalaha.
8- Vence a partida quem terminar com mais sementes.

Vinícius de Souza Delgado












Sabor Saudável: Quem se alimenta bem, vive melhor

Quem se alimenta bem, vive melhor 
Modalidade do relato: Experiência realizada com o Projeto Sabor Saudável da Rede Municipal de Ensino de Franca
Titulo: Quem se alimenta bem, vive melhor
Público beneficiário: As ações aqui relatadas foram realizadas com os alunos dos 4°s anos B e D da Escola Municipal "Dr. Valeriano Gomes do Nascimento"- CAIC. As turmas possuem 48 alunos entre 9 e 10 anos de idade. Além dos alunos, algumas famílias foram diretamente beneficiadas com a iniciativa de mudança de hábitos alimentares para uma vida mais saudável.
Período de realização: Nossa experiência teve duração de 2 bimestres, sendo de agosto a dezembro de 2011.
Professora: Priscila de Oliveira Canto Costa

Justificativa

Fornecer subsídios para que seja estabelecido um padrão alimentar adequado, pois sabemos que existem dificuldades relativas a alimentação no cotidiano de parte das famílias de nossos alunos, buscando cumprir a missão de oferecer uma educação completa, colaborando com pais e alunos, propiciando o contato com informações importantes sobre alimentação e saúde, valorizando a reeducação alimentar, aproximando o aluno dos alimentos que proporcionem uma vida mais saudável.


Objetivos


    Desenvolver hábitos mais saudáveis de alimentação;
    Conscientizar os alunos acerca de uma alimentação saudável para a vida dos seres humanos;
    Compreender os tipos de nutrientes e suas principais fontes;
Reconhecer a importância das vitaminas indispensáveis ao organismo, suas funções e em que alimentos são encontradas.
Conteúdos curriculares
História
Ciências
Matemática
Português
Artes

Metodologia
Iniciamos o trabalho estudando os alimentos construtores, reguladores, energéticos e energéticos extras. Os alunos escreveram o cardápio do que costumeiramente se alimentam em casa. Comparamos os resultados obtidos na pesquisa com as necessidades diárias de cada tipo de alimento. Refletimos sobre quais hábitos alimentares precisam ser revistos, quais alimentos são ricos em vitaminas e evitam doenças e qual a função das vitaminas.

Apresentei então o livro "Amanda no país das vitaminas" , vimos quais alimentos são ricos em vitamina C, ferro e porque a menina andava tão desanimada e sem vontade de estudar: só comia baboseiras vendidas em saquinhos, repletas de corantes e conservantes.
Depois, trabalhamos o texto "Santa Catarina proíbe comer besteiras sempre" e discutimos se esta era a forma correta de conscientizar os alunos nas escolas sobre os bons hábitos alimentares.
Todos os alunos estavam com vontade de aprender mais e sugeriram opções como palestra com os pais, estabelecimento de metas pessoais e "O dia da bobeira", que seria o dia da semana em que se poderia comer doces, por exemplo. Sugeriram também a venda na cantina de alimentos que viessem de encontro a essa reflexão sobre a alimentação, como a venda de frutas e sucos naturais feitos na hora, ao invés do refrigerante.

No decorrer das aulas vários aspectos foram abordados, entre eles, trabalhamos a pirâmide alimentar, onde cada aluno pôde construir a sua própria pirâmide, a origem dos alimentos (animal, vegetal e mineral), partes das plantas (sementes, frutos, folhas, flores, caule, raízes, como acontece a fecundação e a função de cada parte da planta), plantas usadas na alimentação, plantas medicinais e até fotossíntese, a alimentação dos animais (carnívoros, herbívoros, onívoros), sempre ressaltando a nossa qualidade de vida, na interação com o meio.
Englobamos o questão do Bullying, com o filme "Diário de um banana" e "Diário de um banana 2", em que foi abordado o tema do amigo "gordinho", como contribuir de maneira positiva em questões relacionadas e participação em concurso de frases sobre o tema Bullying.
Exploramos o livro "Saladinha de queixas", no qual além da alimentação pudemos entrar na questão do regionalismo, provérbios e expressões como as da história lida.

Foram trabalhados diversos textos de histórias em quadrinhos sobre alimentação: "O que é Obesidade", "O que é Educação Alimentar", "Vitaminas e Minerais" e "Proteínas e Carboidratos".
Trabalhamos a música "Sopa", receitas caseiras com alimentos saudáveis, esculturas com alimentos, a "história do tomate" e as curiosidades a respeito desse fruto, os alunos falaram sobre as árvores frutíferas que tinham em casa, o que gostam na merenda escolar, relatando inclusive alguns hábitos que já haviam mudado em casa em decorrência do que estudamos, pois sempre chegavam e casa e contavam sobre o que tinham aprendido naquele dia, como por exemplo a redução da quantidade de doces e experimentaram verduras e legumes que antes não comiam.
Como encerramento do projeto e para que não se esqueçam da importância de uma boa alimentação após o término do ano letivo, fizemos a pintura das telas com e sem decoupage e/ou interferência. Em Artes já havíamos estudado as cores primárias, secundárias, terciárias, neutras, complementares, quentes e frias, realizado a mistura das cores, assistido o filme "A guerra do arco-íris", que mostra toda essa formação. Quando trabalhamos sobre escrita de cartas, os alunos enviaram cartas para mim e em muitas delas, eles pediram que voltássemos a trabalhar alguma coisa com tintas, que estavam com saudades dessas aulas que gostavam tanto. de encontro a isso, aconteceu a doação das telas e tintas pelo Caicultura, que vieram de encontro a nossa necessidade e anseio. Os alunos mal podiam acreditar que aqueles quadros eram deles, que poderiam levar para casa, e em cada rostinho ficou nítido o prazer em realizar esse trabalho.

Avaliação: No decorrer das atividades os alunos foram sendo avaliados pela participação nas aulas, registramos todos os momentos com fotografias. O s alunos puderam assimilar a importância de uma alimentação variada para o crescimento, desenvolvimento,  conservação da saúde de forma fácil e prazeirosa.
No início o tema a ser trabalhado era Sabor Saudável, porém no decorrer do projeto, foram surgindo várias ramificações, de acordo com as necessidades, interesses e anseios da classe, o trabalho tornou-se único, modificando-se, enriquecendo-se, acabaram compreendendo além do que havia sido proposto. A Matemática estava lá, nas receitas, Ciências, com o estudo das plantas, animais, alimentos, funcionamento do nosso organismo, Português nas leituras realizadas, nas interpretações, contextualizações, História, com a história do tomate, como ele era visto por outros povos, Artes, nas esculturas, pintura em telas, enfim, além disso, o trabalho buscou levar os alunos a perceberem-se, perceber o corpo, o ambiente ao seu redor, suas escolhas, o respeito ao outro, enfim, o aluno de forma integral, como um todo.
Eu como professora me senti realizada e feliz por perceber os efeitos que o projeto causou nos alunos e em suas famílias, na mudança de hábitos para uma alimentação saudável e uma vida mais feliz com base nos bons hábitos alimentares.

Recursos utilizados

Belinky, Tatiana. Saladinha de queixas. SP: Moderna. 2.002
Cardoso, Leonardo Mendes. editora do Brasil

Música Sopa - Palavra Cantada CD
Referencial Curricular de Educação Básica das Escolas Municipais de Franca- REC
Emília e a turma do sítio na Cartilha da Nutrição Fome Zero: O que é obesidade; O que é educação alimentar; Vitaminas e Minerais; Proteínas e Carboidratos
Folha de São Paulo. folhinha, 21 set. 2.002

ANEXOS

Pintura das telas

Encerramento do projeto

Quadros sobre uma alimentação saudável

Pintura das telas com alimentos
Senhor Saúde

Escultura com alimentos

Salada de frutas

Salada de Frutas com Guaraná do Danilo
Ingredientes
Metade de 1 abacaxi
5 bananas
1 mamão pequeno
2 maçãs
1 manga
1 goiaba
suco de 1 limão
1 copo de guaraná
2 colheres (de sopa) de açúcar
Modo de preparo:
Pique as frutas em pedaços pequenos e misture tudo em uma vasilha, acrescentando o guaraná e o açúcar.

Variação:
Pode-se acrescentar iogurte de morango ao invés do guaraná ou gelatina picadinha ou chocolate em pedaços na finalização da receita.

Esta foi a receita escolhida pelos alunos do 4º ano B para fazer e degustar na escola

Hummm!! Ficou uma delícia

Vamos degustar?

Vinícius

Ronald

Bruna, Núbia, Brenda e Anna Júlia

Willian, Leandro, Ronifer e Maylon

Olha o Danilo, com o Gabriel e o Alex

Rafael, Jacson, vinícius e Breno, todos saboreando a salada de frutas

A professora não ficou de fora, claro!!!

Letícia, ana Júlia, Lara e Yndaiara

Saladas salgadas que ficaram em 2º e 3º lugar na votação da salada que faríamos no refeitório da escola

 
Salada do Coronel
Aluna: Ana Júlia Ribeiro
Ingredientes

150 g de ervilhas frescas (já descascadas) ou 1 lata de ervilhas escorridas
1 pé pequeno de alface romana
A parte interna de 1 repolho pequeno
1 pepino pequeno, cortado em fatias finas
3 cebolinhas pequenas cortadas em rodelas
1 talo de salsão cortado em fatias

Molho

1/4 de xícara de óleo
3 colheres de sopa de vinagre branco
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de salsinha picada
1/2 colher de chá de  alho
sal e pimenta-do-reino a gosto
1/4 de colher de chá de orégano seco

Modo de Preparo

Coloque as ervilhas numa panela com capacidade de 1 litro e cubra-as com água fervente. Deixe levantar fervura e cozinhe-as por 5 minutos (se for usar ervilhas na lata não precisa aferventá-las).
Enquanto isso, rasgue com as mãos as folhas de alface e as de repolho em pedaços. Escorra as ervilhas e adicione-as à salada, juntamente com o pepino, a cebolinha verde e o salsão.
Misture todos os ingredientes do molho e mexa com um garfo. Despeje sobre as folhas.




Salada Tropical
Aluno: Breno Carvalho Gotardo
Ingredientes

2 batatas
 2 cenouras
2 tomates
1 pimentão
1 beterraba
1 chuchu
Salsinha e cebolinha

Modo de Preparo

Coloque os ingredientes em uma panela com 1 litro de água e leve ao fogo por 30 minutos no fogo e já está pronto. Bom apetite.

Variação:
Acrescentar maionese e/ou  batata palha.




Depoimentos de alunos do 4º ano D a respeito da merenda escolar e alimentação

"Eu gosto da merenda da minha escola. As refeições que eu mais gosto são a galinhada, macarronada, pão com carne moída e salsicha. Também temos que comer frutas, legumes e verduras, porque fazem bem para a nossa saúde. As frutas que comemos na escola são: banana, maçã e laranja."

Rafaela Caroline Rodrigues


"Eu gosto na merenda quando comemos maçã e todas as frutas, porque fazem bem. Na escola eu estou aprendendo coisas novas e estou melhorando na leitura. eu gosto de fazer Artes e textos com a professora. gosto muito muito dos meus amigos, da professora, da diretora, do recreio e na merenda eu gosto de comer galinhada e purê de batatas."

Kelvin Klei Vitoreli


"É importante termos uma alimentação saudável.
Nós precisamos comer frutas, legumes e verduras de forma balanceada, como por exemplo: a banana, o tomate e a laranja.
A laranja pertence ao grupo de citrus e é riquíssima em vitamina C e sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. O limão também é rico nestas mesmas propriedades.
Quase todas as variedades de laranja têm a forma arredondada, casca fibrosa e polpa suculenta. Quanto mais doce é, melhor fica.
O tomate também são frutos que podem ser vermelhos, rosados ou amarelados e contém vitaminas C, A, B1 e B2.
Esses alimentos são ricos em vitaminas, por isso protegem nosso corpo contra as doenças, sendo indispensáveis para o crescimento e saúde do nosso corpo. Na merenda da nossa escola temos as seguintes frutas: banana, maçã e laranja, que fazem bem para a saúde, são nutritivas e muito gostosas."
Vinícius de Souza Delgado


Escultura com alimentos retirados da internet

























Nossos alunos também tiraram fotos das árvores frutíferas que tinham em casa

Limoeiro

Aluno Maylon

Jabuticabeira



Aluna Ana Júlia

Acerola


Aluna Priscilly

Que delícia!


Dá vontade de subir no pé...

Pé carregadinho....


Laranjeira

Laranjeira

Anna Júlia de Matos


Salada de frutas do período da tarde

Aluno Karlos, do 4º ano D

Salada de frutas com iorgute




Alunos criam suas esculturas com alimentos
Beija-flor, feito com pimenta e salsinha

Idéia da Lara



Pintou os olhos e o bico, que lindo

Pinguim berinjela


Alex


Maylon
João Pedro também fez um pinguim
Famíla pinguim, ficou uma graça!!!!
Senhor Cenoura e vinícius

Willian fez uma lula





Pintura de telas
A cozinha da mamãe vai ficar linda e será um lembrete dos alimentos saudáveis que devemos priorizar na nossa alimentação

Anna Júlia Ribeiro


Letícia



Lara


Jacson


Bruna

Meus pequenos grandes artistas


Anna Júlia de Matos


Alex assinando sua obra de arte


Gabriel, após aprendermos a história do tomate


Ronifer e o quadro de laranjas

Leandro também pintou com laranjas


Alex e mais laranjas


Laranjas refrecantes, de João Pedro

João Pedro



Breno


Maylo, técnica da esponja com decoupage

Produto final

Ficou tudo muito lindo

Meus pequenos grandes artistas

Brenda também aprendeu com a história do tomate

Núbia

Nossos quadros

Assinando...

...nossas telas

Eduardo e as berinjelas


Otávio

Frutas


João Witor


Meu limão, meu limoeiro.... Isabella


Laranjas: Vinícius do 4º D


Priscilly


Larissa: laranjas

Peras, de Kelvin

Dênis


Karlos

Sabor Saudável


Juntos também pinturas da Oficina: que música é essa?



Essa turminha vai deixar saudade...

Willian

Yndaiara

Rafael

Pintura em tela


Alunos do 4º ano B

Depois da decoupage, hora da pintura

Ronald

Vinícius

Danilo

Leonardo
Bruno


Adrian e os espetinhos de frutas, idéia para saborear no Ano Novo


Maisa

Joyce e os espetinhos de frutas


Vamos cantar?
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem espinafre?
Será que tem tomate?
Será que tem feijão?
Será que tem agrião?
É um, é dois, é três...

O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem farinha?
Será que tem balinha!?
Será que tem macarrão?
Será que tem caminhão?!
É um, é dois, é três...

O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem rabanete?
Será que tem sorvete!?
Será que tem berinjela?
Será que tem panela!?
É um, é dois, é três...

O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem mandioca?
Será que tem minhoca!?!
Será que tem jacaré!?!
Será que tem chulé!?!
É um, é dois, é três...

O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem alho-poró?
Será que tem sabão em pó?!
Será que tem repolho?
Será que tem piolho!?
É um, é dois, é três...

O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem caqui?
Será que tem javali?!
Será que tem palmito?
Será que tem pirulito!?
É um, é dois, é três...

Música Sopa


Pesquisa sobre as frutas


Grupo Palavra cantada



Leia também o livro Saladinha de Queixas, de Tatiana Belinky:


http://picasaweb.google.com/estorias.digitais/SaladinhaDeQueixas#slideshow/5318013435359961810