Confabulando com Fábulas:
Reescritas realizadas pelos alunos- Programa Ler e Escrever
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho
apresenta a conclusão do Projeto Didático “Confabulando
com Fábulas” do Programa Ler e
Escrever e contém algumas das reescritas feitas pelos alunos do 4º ano “A”
da E.M.E.B. “Dr. Valeriano Gomes do Nascimento”- CAIC, sob a orientação da
professora Priscila de Oliveira Canto Costa.
Durante seu desenvolvimento,
realizamos roda de conversa, entrevista com a família, leitura de diversas
fábulas, em prosa e em verso, ampliando assim o repertório de fábulas
conhecidas, comparação de duas versões de uma mesma fábula, comparação entre
fábulas diferentes, produção de novas morais, alteração dos finais das fábulas,
transformação de um gênero em outro, interpretação oral e escrita, discurso
direto e indireto, características das fábulas, recursos expressivos utilizados
na produção de fábulas e produção oral.
O ponto culminante do
trabalho foi a reescrita de fábulas. Houve momentos de produção coletiva, em
grupos, duplas e individual. Da mesma forma, a revisão dos textos foi realizada
em data show pelos alunos, coletivamente, junto com a professora, abordando um
aspecto por vez: ortografia, coerência e coesão e estruturação (pontuação,
paragrafação, usa de letra maiúscula). Os alunos conseguiram revisar os textos
por eles produzidos, com foco nos aspectos discursivos e notacionais e avançar
em suas produções.
Foi realizado também o
trabalho com o Esquema de Ações e os Patamares de Aproximação Ortográfica do
Programa Algar Educa 2.013, durante as escritas e revisões textuais, que muito
contribuíram para o significativo avanço dos alunos em Produção de textos.
Os materiais utilizados foram:
Ler e escrever - Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do 4º ano, folhas
de atividades do aluno, fotocópias de fábulas, data show, sala do Próinfo e
fantoches para dramatização.
Para finalizar, os alunos
digitaram as fábulas que não haviam sido corrigidas no data show, pois estas já
estavam digitadas e revisadas pelo grupo. Confeccionamos dobraduras e desenhos
para ilustrar as histórias e reunimos os textos impressos para a leitura em
público e divulgação do nosso trabalho, que para o acesso de todos também
estará disponível no blog da classe: http://alunosdos4sanoscaic.blogspot.com.br/2013/07/confabulando-com-fabulas-reescritas.html
O tempo de duração do Projeto, que recebeu o título de Aprendendo com os animais foi de um
semestre.
OBJETIVOS
Fazer uso:
ü na leitura e na produção de fábulas dos recursos linguístico-discursivos
próprios do gênero;
ü de estratégias e capacidades na leitura para
construir sentidos sobre as fábulas lidas, fazendo inferências sobre
informações das fábulas, considerando o contexto em que foram produzidas e comparando
diferentes fábulas observando e relacionando os diferentes sentidos produzidos
pelo uso dos recursos da linguagem;
ü de procedimentos de produção de texto na recriação-
oral ou escrita- das fábulas, envolvendo: apropriar-se de procedimentos de
escritor, tais como planejamento, a escrita e a revisão da fábula, tendo em
vista critérios previamente discutidos e colocando em diálogo diferentes
versões de fábulas para recriá-las ou criar outras, a partir de análise dos
argumentos ou da moral previamente apresentados.
ü dos recursos linguísticos e estilísticos próprios da
fábula, explorados durante a leitura e também durante a revisão coletiva de
produções, para produção de outras fábulas.
HABILIDADES
E PROCEDIMENTOS- REC 4º ANO
1)
Produzir textos escritos procurando adequar
aspectos discursivos e notacionais.
- Empregando, na produção de textos, os
aspectos notacionais e discursivos:
*divisão do texto em frases
por meio de recursos do sistema de pontuação: maiúscula inicial, ponto final,
de exclamação, de interrogação e reticências; organização de frases em
parágrafos;
*separação no texto entre
discurso direto e indireto e entre turnos do diálogo, utilizando travessão,
dois pontos ou aspas;
*indicação, por meio de
vírgulas, das listas e das enumerações no texto;
*estabelecimento das
regularidades ortográficas (inferências das regras, inclusive as de acentuação)
e constatação das irregularidades ortográficas (ausência de regras);
*acentuação das palavras: regras
gerais relacionadas à tonicidade;
*organização das ideias de
acordo com as características textuais do gênero;
*utilização progressiva de
recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e pela introdução de
conectivos mais adequados à linguagem escrita, expressões que marcam
temporalidade e causalidade, substituições lexicais, manutenção do tempo
verbal;
*usando a regência verbal e
a concordância verbal e nominal (com ajuda, se necessário).
2)
Imprimir qualidade aos textos quanto ao
conteúdo e à estética.
- Utilizando dicionários e outras fontes
escritas para resolver dúvidas ortográficas e aquelas de significado.
- Produzindo textos, utilizando
estratégias de escrita: planejando o texto, redigindo rascunhos, revisando
e cuidando da apresentação e da pertinência dos assuntos tratados.
*Controlando a legibilidade
do escrito
3)
Desenvolver atitude crítica em relação à leitura
e à produção de textos alheios ou próprios.
- Analisando (com ajuda, se necessário) a
qualidade da produção oral e escrita, alheia e própria, reconhecendo
progressivamente a relação entre as condições de produção e o texto
decorrente (no que diz respeito tanto à linguagem como à organização do
conteúdo).
- Comparando diferentes registros formais
utilizados em diferentes situações comunicativas.
- Analisando os sentidos atribuídos a um
texto nas diferentes leituras individuais e discutindo os elementos do texto
que validem ou não essas diferentes atribuições de sentido.
- Explorando as possibilidades e os
recursos da linguagem que se usa para escrever, a partir da observação e
de análise de textos, especialmente os bem escritos.
- Analisando progressivamente as
regularidades da escrita:
*derivação das normas
ortográficas; dificuldades regulares e irregulares;
*concordância verbal e
nominal (e outros que se mostrem necessários a partir das dificuldades de
redação).
*relação da acentuação com a
tonicidade.
- Usando o rascunho (esboço, primeira
escrita do texto) como produção provisória.
- Usando a revisão do texto como um espaço
privilegiado de articulação das práticas de leitura de produção escrita e
de reflexão sobre a língua.
*Relendo cada parte escrita
da produção durante o processo de redação.
4)
Articular a parte do texto já escrita ao
planejamento da parte que ainda vai escrever durante o processo de redação.
*Relendo cada parte escrita
da produção de texto, para planejar o que resta escrever, durante o processo de
redação.
- Estruturando mentalmente partes do texto
que quer escrever.
AVALIAÇÃO
Fábulas são histórias
curtas, em que os personagens são animais que se comportam como seres humanos e
pode ser escrita em verso ou em prosa e no fim da história tem uma moral.
Trabalhar com fábulas em
sala de aula é muito prazeroso. Despertar
o interesse da criança para o aprendizado e lidar com a diversidade em sala de
aula é um desafio diário enfrentado por nós, professores. Porém, não se pode perder o foco e deixar de trabalhar os
pontos chaves de uma produção textual deste gênero. A importância das fábulas como recurso didático para a
formação de valores nas crianças enfatiza a valorização da transmissão,
construção e reconstrução de conhecimentos, formação de atitudes e valores,
através do processo ensino e aprendizagem de uma maneira significativa.
O trabalho diversificado, coletivo, com a colaboração da turma serviu como
uma referência, para que em duplas positivas e individualmente os alunos
atingissem o objetivo de cada atividade.
A capacidade de análise coletiva, em data show, dos aspectos discursivos e
notacionais priorizaram cada aspecto em um momento, ora priorizando o olhar
sobre a repetição de palavras, estruturação, coerência ou ortografia, ou seja,
a revisão textual foi sendo trabalhada conforme a necessidade de toda a turma.
A ideia do esquema de ação,
afim de ajudar os alunos a “planejar” o texto, ao por no papel as principais
ações, colocando-as em sequência dentro de cada etapa auxiliou na organização
do pensamento do que deveriam escrever.
Os patamares de aproximação
ortográfica foram utilizados, sabendo-se que há um contrato de escrita comum e
que o texto apresenta sua função social. Para ser lido e compreendido, faz-se
necessário a padronização e a estética do mesmo de acordo com os aspectos
discursivos textuais e, para isso o aluno deve estar ciente que e existem
convenções ortográficas e aspectos morfossintáticos semânticos.
Em todos os momentos,
buscou-se antecipar um resultado positivo através da valorização do trabalho
realizado pelos educandos. Os alunos foram motivados na escrita e impressão do
livro, confecção das dobraduras, na leitura em voz alta e no compartilhamento
do trabalho com os pais e responsáveis através do Blog da classe.
Avaliação
do professor e coordenador pedagógico
Acreditamos que a
atividade favoreceu as aprendizagens previstas no planejamento, pois ficou
clara a qualidade na produção escrita dos alunos, já que os mesmos empregaram
os aspectos discursivos e notacionais em suas escritas no decorrer do Projeto
“Confabulando com fábulas”.
Um semestre foi suficiente para o
desenvolvimento da proposta, bem como o alcance dos objetivos previstos. A
organização do espaço e agrupamentos dos alunos foi estrategicamente planejadas
de acordo com as diferentes etapas da atividade. A diversidade sempre esteve
presente nessas estratégias: duplas produtivas em função dos conhecimentos dos
alunos (um exemplo foi o caso de um aluno ainda não alfabetizado, onde o mesmo
ditava o texto para seu colega escrevê-lo); escrita e revisão coletiva com os
alunos em círculo; digitação no computador em duplas; etc.
Observamos que os alunos já
conheciam algumas fábulas, mas que mesmo assim aumentaram seu repertório com
relação a esse gênero, devido à grande variedade e qualidade dos textos
apresentados. Isso contribuiu bastante para o desenvolvimento das atividades.
A professora foi muito clara em suas
explicações, colocações e intervenções. As intervenções concentraram-se nos
momentos de revisão dos textos, onde os alunos foram levados a refletir sobre
suas produções e de seus colegas.
Os alunos sentiram-se muito
motivados durante o projeto, em especial nos momentos de produção/revisão e na
confecção do livro de dobraduras, participando ativamente e sempre mostrando-se
interessados no tema. O fato de que os textos seriam publicados ao final do
projeto, trouxe um motivo a mais para o envolvimento dos alunos, já que a
função social desse gênero ficou clara desde o início das atividades.
A aprendizagem efetivamente só
ocorreu devido ao excelente planejamento das atividades, bem como as
intervenções precisas e pontuais realizadas pela professora. As etapas
planejadas contribuíram devido à sua clareza e objetividade: dos objetivos ao
produto final. Segundo o dicionário, intervir significa “estar presente, tornar-se parte, mediar, modificar”, portanto, se
basearmo-nos nesta definição, sem dúvida nenhuma a intervenção ocorreu
plenamente!
Foi emocionante ver o envolvimento durante as
produções e a confecção do livro de fábulas feito pelos alunos!
ESQUEMA DE AÇÃO
A ideia do esquema é
ajudar os alunos a “planejar” o texto, ao colocar no papel as principais ações.
A escrita propriamente dita só começa a partir desse plano inicial.
A partir do esquema
geral, os alunos detalham as ações, colocando-as em sequência dentro de cada
etapa.
Só depois de o esquema estar pronto, é
que se parte para a produção propriamente dita do texto. Com o tempo, à medida
que os alunos vão aprendendo sobre o tipo ou gênero estudado, o professor vai
liberando os alunos de fazer previamente o esquema.
A proposta é de se
trabalhar com esquemas para potencializar a aprendizagem da pontuação.
Etapas
Fábula:
O lobo e o cordeiro
1ª
etapa: O cordeiro estava bebendo água
2ª
etapa: o lobo se aborreceu
3ª
etapa: o lobo leva o cordeiro para a mata e o esquarteja
Etapas
Fábula:
O cachorro e sua sombra
1ª
etapa: O cachorro roubou um pedaço de carne
2ª
etapa: No caminho ele viu seu reflexo no rio
3ª
etapa: O cachorro queria roubar a carne de sua sombra
4ª
etapa: Ele ficou sem sua carne
Nenhum comentário:
Postar um comentário