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sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Seminário de boas práticas "Ler e escrever"


Confabulando com Fábulas: Reescritas realizadas pelos alunos- Programa Ler e Escrever

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho apresenta a conclusão do Projeto Didático “Confabulando com Fábulas” do Programa Ler e Escrever e contém algumas das reescritas feitas pelos alunos do 4º ano “A” da E.M.E.B. “Dr. Valeriano Gomes do Nascimento”- CAIC, sob a orientação da professora Priscila de Oliveira Canto Costa.

Durante seu desenvolvimento, realizamos roda de conversa, entrevista com a família, leitura de diversas fábulas, em prosa e em verso, ampliando assim o repertório de fábulas conhecidas, comparação de duas versões de uma mesma fábula, comparação entre fábulas diferentes, produção de novas morais, alteração dos finais das fábulas, transformação de um gênero em outro, interpretação oral e escrita, discurso direto e indireto, características das fábulas, recursos expressivos utilizados na produção de fábulas e produção oral.

O ponto culminante do trabalho foi a reescrita de fábulas. Houve momentos de produção coletiva, em grupos, duplas e individual. Da mesma forma, a revisão dos textos foi realizada em data show pelos alunos, coletivamente, junto com a professora, abordando um aspecto por vez: ortografia, coerência e coesão e estruturação (pontuação, paragrafação, usa de letra maiúscula). Os alunos conseguiram revisar os textos por eles produzidos, com foco nos aspectos discursivos e notacionais e avançar em suas produções.

Foi realizado também o trabalho com o Esquema de Ações e os Patamares de Aproximação Ortográfica do Programa Algar Educa 2.013, durante as escritas e revisões textuais, que muito contribuíram para o significativo avanço dos alunos em Produção de textos.

Os materiais utilizados foram: Ler e escrever - Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do 4º ano, folhas de atividades do aluno, fotocópias de fábulas, data show, sala do Próinfo e fantoches para dramatização.

Para finalizar, os alunos digitaram as fábulas que não haviam sido corrigidas no data show, pois estas já estavam digitadas e revisadas pelo grupo. Confeccionamos dobraduras e desenhos para ilustrar as histórias e reunimos os textos impressos para a leitura em público e divulgação do nosso trabalho, que para o acesso de todos também estará disponível no blog da classe: http://alunosdos4sanoscaic.blogspot.com.br/2013/07/confabulando-com-fabulas-reescritas.html

O tempo de duração do Projeto, que recebeu o título de Aprendendo com os animais foi de um semestre.
 
 

OBJETIVOS

Fazer uso:

ü  na leitura e na produção de fábulas dos recursos linguístico-discursivos próprios do gênero;

ü  de estratégias e capacidades na leitura para construir sentidos sobre as fábulas lidas, fazendo inferências sobre informações das fábulas, considerando o contexto em que foram produzidas e comparando diferentes fábulas observando e relacionando os diferentes sentidos produzidos pelo uso dos recursos da linguagem;

ü  de procedimentos de produção de texto na recriação- oral ou escrita- das fábulas, envolvendo: apropriar-se de procedimentos de escritor, tais como planejamento, a escrita e a revisão da fábula, tendo em vista critérios previamente discutidos e colocando em diálogo diferentes versões de fábulas para recriá-las ou criar outras, a partir de análise dos argumentos ou da moral previamente apresentados.

ü  dos recursos linguísticos e estilísticos próprios da fábula, explorados durante a leitura e também durante a revisão coletiva de produções, para produção de outras fábulas.

 

HABILIDADES E PROCEDIMENTOS- REC 4º ANO

 

1)    Produzir textos escritos procurando adequar aspectos discursivos e notacionais.

 

  • Empregando, na produção de textos, os aspectos notacionais e discursivos:

*divisão do texto em frases por meio de recursos do sistema de pontuação: maiúscula inicial, ponto final, de exclamação, de interrogação e reticências; organização de frases em parágrafos;

*separação no texto entre discurso direto e indireto e entre turnos do diálogo, utilizando travessão, dois pontos ou aspas;

*indicação, por meio de vírgulas, das listas e das enumerações no texto;

*estabelecimento das regularidades ortográficas (inferências das regras, inclusive as de acentuação) e constatação das irregularidades ortográficas (ausência de regras);

*acentuação das palavras: regras gerais relacionadas à tonicidade;

*organização das ideias de acordo com as características textuais do gênero;

*utilização progressiva de recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e pela introdução de conectivos mais adequados à linguagem escrita, expressões que marcam temporalidade e causalidade, substituições lexicais, manutenção do tempo verbal;

*usando a regência verbal e a concordância verbal e nominal (com ajuda, se necessário).

 

2)    Imprimir qualidade aos textos quanto ao conteúdo e à estética.

 

  • Utilizando dicionários e outras fontes escritas para resolver dúvidas ortográficas e aquelas de significado.
  • Produzindo textos, utilizando estratégias de escrita: planejando o texto, redigindo rascunhos, revisando e cuidando da apresentação e da pertinência dos assuntos tratados.

*Controlando a legibilidade do escrito

 

3)    Desenvolver atitude crítica em relação à leitura e à produção de textos alheios ou próprios.

 

  • Analisando (com ajuda, se necessário) a qualidade da produção oral e escrita, alheia e própria, reconhecendo progressivamente a relação entre as condições de produção e o texto decorrente (no que diz respeito tanto à linguagem como à organização do conteúdo).
  • Comparando diferentes registros formais utilizados em diferentes situações comunicativas.
  • Analisando os sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais e discutindo os elementos do texto que validem ou não essas diferentes atribuições de sentido.
  • Explorando as possibilidades e os recursos da linguagem que se usa para escrever, a partir da observação e de análise de textos, especialmente os bem escritos.
  • Analisando progressivamente as regularidades da escrita:

*derivação das normas ortográficas; dificuldades regulares e irregulares;

*concordância verbal e nominal (e outros que se mostrem necessários a partir das dificuldades de redação).

*relação da acentuação com a tonicidade.

  • Usando o rascunho (esboço, primeira escrita do texto) como produção provisória.
  • Usando a revisão do texto como um espaço privilegiado de articulação das práticas de leitura de produção escrita e de reflexão sobre a língua.

*Relendo cada parte escrita da produção durante o processo de redação.

 

4)    Articular a parte do texto já escrita ao planejamento da parte que ainda vai escrever durante o processo de redação.

 

*Relendo cada parte escrita da produção de texto, para planejar o que resta escrever, durante o processo de redação.

  • Estruturando mentalmente partes do texto que quer escrever. 


 
AVALIAÇÃO
Fábulas são histórias curtas, em que os personagens são animais que se comportam como seres humanos e pode ser escrita em verso ou em prosa e no fim da história tem uma moral.
Trabalhar com fábulas em sala de aula é muito prazeroso. Despertar o interesse da criança para o aprendizado e lidar com a diversidade em sala de aula é um desafio diário enfrentado por nós, professores. Porém,  não se  pode perder o foco e deixar de trabalhar os pontos chaves de uma produção textual deste gênero. A importância das fábulas como recurso didático para a formação de valores nas crianças enfatiza a valorização da transmissão, construção e reconstrução de conhecimentos, formação de atitudes e valores, através do processo ensino e aprendizagem de uma maneira significativa.
O trabalho diversificado, coletivo, com a colaboração da turma serviu como uma referência, para que em duplas positivas e individualmente os alunos atingissem o objetivo de cada atividade.
A capacidade de análise coletiva, em data show, dos aspectos discursivos e notacionais priorizaram cada aspecto em um momento, ora priorizando o olhar sobre a repetição de palavras, estruturação, coerência ou ortografia, ou seja, a revisão textual foi sendo trabalhada conforme a necessidade de toda a turma.
A ideia do esquema de ação, afim de ajudar os alunos a “planejar” o texto, ao por no papel as principais ações, colocando-as em sequência dentro de cada etapa auxiliou na organização do pensamento do que deveriam escrever.
Os patamares de aproximação ortográfica foram utilizados, sabendo-se que há um contrato de escrita comum e que o texto apresenta sua função social. Para ser lido e compreendido, faz-se necessário a padronização e a estética do mesmo de acordo com os aspectos discursivos textuais e, para isso o aluno deve estar ciente que e existem convenções ortográficas e aspectos morfossintáticos semânticos.
Em todos os momentos, buscou-se antecipar um resultado positivo através da valorização do trabalho realizado pelos educandos. Os alunos foram motivados na escrita e impressão do livro, confecção das dobraduras, na leitura em voz alta e no compartilhamento do trabalho com os pais e responsáveis através do Blog da classe.
 

Avaliação do professor e coordenador pedagógico

                Acreditamos que a atividade favoreceu as aprendizagens previstas no planejamento, pois ficou clara a qualidade na produção escrita dos alunos, já que os mesmos empregaram os aspectos discursivos e notacionais em suas escritas no decorrer do Projeto “Confabulando com fábulas”.

            Um semestre foi suficiente para o desenvolvimento da proposta, bem como o alcance dos objetivos previstos. A organização do espaço e agrupamentos dos alunos foi estrategicamente planejadas de acordo com as diferentes etapas da atividade. A diversidade sempre esteve presente nessas estratégias: duplas produtivas em função dos conhecimentos dos alunos (um exemplo foi o caso de um aluno ainda não alfabetizado, onde o mesmo ditava o texto para seu colega escrevê-lo); escrita e revisão coletiva com os alunos em círculo; digitação no computador em duplas; etc.

            Observamos que os alunos já conheciam algumas fábulas, mas que mesmo assim aumentaram seu repertório com relação a esse gênero, devido à grande variedade e qualidade dos textos apresentados. Isso contribuiu bastante para o desenvolvimento das atividades.

             A professora foi muito clara em suas explicações, colocações e intervenções. As intervenções concentraram-se nos momentos de revisão dos textos, onde os alunos foram levados a refletir sobre suas produções e de seus colegas.

            Os alunos sentiram-se muito motivados durante o projeto, em especial nos momentos de produção/revisão e na confecção do livro de dobraduras, participando ativamente e sempre mostrando-se interessados no tema. O fato de que os textos seriam publicados ao final do projeto, trouxe um motivo a mais para o envolvimento dos alunos, já que a função social desse gênero ficou clara desde o início das atividades.

            A aprendizagem efetivamente só ocorreu devido ao excelente planejamento das atividades, bem como as intervenções precisas e pontuais realizadas pela professora. As etapas planejadas contribuíram devido à sua clareza e objetividade: dos objetivos ao produto final. Segundo o dicionário, intervir significa “estar presente, tornar-se parte, mediar, modificar”, portanto, se basearmo-nos nesta definição, sem dúvida nenhuma a intervenção ocorreu plenamente!

Foi emocionante ver o envolvimento durante as produções e a confecção do livro de fábulas feito pelos alunos!

 

             ESQUEMA DE AÇÃO



 
A ideia do esquema é ajudar os alunos a “planejar” o texto, ao colocar no papel as principais ações. A escrita propriamente dita só começa a partir desse plano inicial.
A partir do esquema geral, os alunos detalham as ações, colocando-as em sequência dentro de cada etapa.
Só depois de o esquema estar pronto, é que se parte para a produção propriamente dita do texto. Com o tempo, à medida que os alunos vão aprendendo sobre o tipo ou gênero estudado, o professor vai liberando os alunos de fazer previamente o esquema.
A proposta é de se trabalhar com esquemas para potencializar a aprendizagem da pontuação.

          

Etapas

Fábula: O lobo e o cordeiro

 

1ª etapa: O cordeiro estava bebendo água

2ª etapa: o lobo se aborreceu

3ª etapa: o lobo leva o cordeiro para a mata e o esquarteja

 

 

Etapas

Fábula: O cachorro e sua sombra

 

1ª etapa: O cachorro roubou um pedaço de carne

2ª etapa: No caminho ele viu seu reflexo no rio

3ª etapa: O cachorro queria roubar a carne de sua sombra

4ª etapa: Ele ficou sem sua carne

           

 



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