Seja bem vindo (a) e obrigado pela visita

quarta-feira, 13 de março de 2013

Passeio Cultural ao Teatro Municipal de Franca

       Hoje foi um dia muito legal. A gente foi ao teatro assistir a peça Pinóquio.        

          Os alunos estavam empolgados. A Maria Eduarda acordou zonza de alegria e até "puf" na parede.

          Chegamos na escola, tomamos café da manhã (vitamina de frutas e rosquinha de chocolate). Voltamos para a classe, arrumamos a fila e ficamos no portão esperando o ônibus para a gente ir no passeio ao teatro Municipal assistir a peça Pinóquio.

          O Pedro faltou e o Caio não quis ir.

          No ônibus, a gente cantou ".............. roubou pão na casa do João", "Motorista olha o poste" e "Motorista não corre não".

          Quando descemos do ônibus, ficamos esperando no sol quente por muito tempo e tiramos fotos.

          Depois, entramos para o saguão do teatro, tiramos fotos, bebemos água, fomos ao banheiro, esperamos mais um pouquinho e entramos no teatro. Sentamos nos nossos lugares. O Murilo e o Vitor não sentaram nas nossas fileiras. O Vitor ficou inquieto e o Walacy atrapalhou a Ana Laura. A Maria Fernanda emprestou o celular para o Leonardo gravar a voz da apresentação.

          Depois, as luzes se apagaram para começar o espetáculo e todo mundo começou a gritar. Quando começou a peça, alguns se assustaram com o "Tchá" dos atores.

          Tinha três personagens e um deles, às vezes, fazia o papel de narrador.

          Percebemos algumas diferenças da história do Pinóquio que nós conhecemos: ao invés de baleia era tubarão, ao invés de raposa era gato, os passarinhos bicavam o nariz do Pinóquio para ele voltar ao normal e pulou muitas partes que conhecemos, como a gaiola em que ele ficou preso, ele foi obrigado a lavar o chão, virou asno ao invés de burro e a fada azul não falava e soltou as correntes.

          Aprendemos que é importante nunca faltar da escola, que frutas são mais saudáveis que doces, não trocar o certo pelo duvidoso, não seguir as pessoas que a gente não conhece e nunca abandonar a família.

          Foi uma versão diferente.

          Tiramos mais fotos, saimos e viemos embora.

          A Ana Carolina perguntou o nome do ator que estava varrendo o chão com um rodo por causa dos confetes, ele se chama André e o Abner assobiou com o confete.

          A única coisa chata foi que a gente teve que escrever. Ninguém gosta de lição.

 

Texto Coletivo doa alunos do 4º ano "A"


PS: Após a escrita, os alunos perceberam a repetição de palavras no texto, assim como a linguagem informal utilizada (a expressão "a gente", por exemplo). Cada aluno recebeu o seu diário pessoal, confeccionado com muito carinho e ficaram muito felizes. Combinamos de trazer os diários todas as 2ªs feiras , para a professora acompanhar os registros que estão sendo realizados, mas sem que a professora leia ou corrija, pois é um diáio pessoal de cada aluno.


Maria Fernanda adora tirar fotos...rs


Em frente ao Teatro Municipal

Em frente ao Teatro Municipal

Meninas do 4º ano "A"

Turminha do 4º ano "A"

Meninas do 4º ano "A"

Espera no saguão do teatro

Espera no saguão do teatro

Espera no saguão do teatro


Pinóquio

Pinóquio


4º "A": teatro é arte, cultura e lazer


domingo, 10 de março de 2013

Jardim da Sabedoria

Painel do 4º ano "A": Jardim da Sabedoria

Cada criança é uma flor única

Cada criança é uma flor única

Assim como as flores que compõem um jardim têm diferentes formas, fragrâncias e cores, e nisso está a sua variedade e beleza, da mesma maneira, cada criança, cada ser humano, é uma flor única e especial. A beleza de um não deprecia o valor do outro; está é a visão do educador que percebe a especialidade de cada "flor".

Meus cravos e minhas rosas...

... e suas sementes de girassol

A turma recebeu sementes de girassol para plantar em casa

Cuidar de uma flor necessita de muita dedicação...

... e amor

Dia Internacional da Mulher

Flores para homenagear as mulheres essenciais de nossas vidas

Minhas florzinhas confeccionaram flores

Os meus cravos também

Dia Internacional da Mulher



Dia Internacional da Mulher
Este dia representa uma luta...
O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de Março, tem uma história de lutas pela valorização da mulher, lembrando de sua força e sensibilidade para conquistar seu espaço.
Assim, este dia está relacionado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres, tentando organizar uma sociedade mais justa e igualitária.
Apesar da discriminação contra a mulher ser bem antiga, é a partir da Revolução Industrial, em 1789, que os movimentos e reivindicações começam a crescer.
Tudo começou com a mobilização organizada por operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York, Estados Unidos, em 8 de março de 1857. Neste dia, 129 operárias paralisaram suas atividades para reivindicar melhores condições de trabalho, redução de carga horária de 14 horas para 10 horas e direito à licença maternidade. A polícia e os donos da fábrica reagiram duramente, trancando essas mulheres no local e em seguida atearam fogo, fazendo com que todas morressem carbonizadas.
A partir daí esse dia foi escolhido para ser o Dia Internacional da Mulher em homenagem a essas operárias, que representam as diversas lutas empreendidas pelas mulheres na sociedade

sexta-feira, 8 de março de 2013

Biografia do Patrono: "Dr. Valeriano Gomes do Nascimento"

Biografia do Patrono

"Dr. Valeriano Gomes do Nascimento"

          Nasceu na cidade de Igarapava/SP em 1.908, filho de Joaquim Gomes do Nascimento e Maria Cândida Marques. Casou-se com a professora Zoé de Almeida Gomes e teve quatro filhas: Zoé Beatriz, Zoé Berenice, Zoé Helenice e Zoé Regina. Faleceu em maio de 1.993.
          Inicialmente estudou no Grupo Escolar Damês de Castro em Igarapava. Transferiu-se para Ribeirão Preto onde cursou o Ginásio. Vocacionado para a Medicina, seguiu para o Rio de Janeiro em 1.926 para complementar seu curso de Ciências Médicas em 1.931.
          Mais tarde, Bacharel em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco em São Paulo.
          Como professor atuou no E.E.T.C. por trinta anos (1.935 a 1.965). Na Faculdade de Direito de Franca ensinou Introdução à Ciência do Direito, Latim na Faculdade de Filosofia de Franca, também Latim na UNESP.
          Como médico atuou em sua clínica particular em Franca e fazendo parte do corpo clínico da Santa Casa, por mais de trinta anos.
          Na política, teve participação ocupando cadeira de vereador e sendo presidente da Câmara Municipal. O Conselho Municipal de Turismo lhe concedeu título de Personalidade de Franca em 1.970.
          A Prefeitura Municipal de Franca, em 1.996, rendeu-lhe a justa homenagem dando seu nome ao "Centro de Atenção Integral à Criança" (CAIC) no bairro City Petrópolis.


E.M.E.B. "Dr. Valeriano Gomes do Nascimento"- CAIC

Autobiografia

Iniciamos o trabalho conhecendo a Biografia do Patrono de nossa escola "Dr. Valeriano Gomes do Nascimento" e descobrindo o porquê desta homenagem feita a ele.

Conversamos também sobre a Biografia de pessoas famosas e as principais características deste tipo de texto.

Depois, realizamos a leitura de Autobiografias escritas por crianças e a professora também leu sua Autobiografia.

Em seguida, cada criança escreveu sua Autobiografia.

Descobrimos que temos colegas que brincam em Bat Caverna, crianças que sonham que os pais separados estivessem juntos, alunos que desejam viajar para o exterior e morar em mansões, problemas familiares e de relacionamento na família, alunos tímidos, pais que têm liderança em igrejas, enfim, diversidades que fazem a nossa história.

Vamos conhecer a Autobiografia de alguns de nossos amigos do 4º ano "A"

 

 

Minha história

 

             Meu  nome é Pedro Henrique. Tenho 8 anos. Moro no bairro City Petrópolis. 
             Tenho um irmão: Tiago.
             Gosto de nadar na piscina, jogar video game, jogar no computador, jogar bola e gosto de ver TV. Às vezes, eu e o meu irmão Tiago discutimos, mas no fundo nos amamos. A Laila é a minha cunhada, gosto muito dela. No final de semana ela joga e assiste filmes comigo e é muito legal.
              Meu pai é pintor automotivo de uma grande empresa. Mamãe cuida de nós. Eu, meu pai e minha mãe dialogamos muito sobre os acontecimentos diários.
              Eu sou um menino normal: reservado e alegre. Adoro a minha escola pois é nela que eu aprendo muitas coisas.
             Sou muito feliz por tudo que eu tenho, acho que o mundo precisa de mais amor e paz. Bom essa é minha história de vida, não queria que fosse diferente. Tchau, até apróxima.


(Pedro Henrique, 8 anos)




Como é a minha vida

 

          Eu me chamo Heitor. Moro no bairro City Petrópolis. Tenho 4 irmãos. Gosto de mexer no computador e assistir televisão. Tenho uma professora muito legal, a Priscila, que gosto muito.
          Tenho 9 anos.
          Também tenho 2 cachorros.
          Minha mãe tem 45 anos e o meu pai tem 46.
          E essa é a minha vida.

 

(Heitor, 9 anos)

 

Autobiografia: Abner

 

          Eu me chamo Abner, tenho 8 anos e estou no quarto ano. Minha professora se chama Priscila. Eu moro no City Petrópolis.
          Eu gosto muito de ir nos finais de semana no meu avô, porque lá eu tenho muitos amigos para brincar comigo, pois eu sou filho único e fico muito sozinho.        
          Tenho uma cachorrinha que se chama Diuly, ela é muito carinhosa, eu gosto muito dela.
          Gosto de jogar vídeo game e assistir desenhos. Eu e minha mãe nos divertimos muito, ela joga vídeo game comigo e me ajuda a fazer a lição de casa. Ela me fala que é muito importante estudar, ela diz que tem muita vontade de voltar a estudar. Também fala que eu sou muito importante para ela.
          Também estou aprendendo a tocar bateria.
          Meus pais são evangélicos e eu tenho uma família feliz.

(Abner, 8 anos)




Minha vida

 

          Tenho 9 anos e meu nome é Bianca.
          Eu gosto de brincar de patins com minhas amigas e bicicleta. 
          Tenho uma prima de 13 anos e ela se chama Aline e ela é muito legal. Eu também tenho dois primos: o Enzo de 1 aninho e o Vinícius de 8 anos. 
          Eu gosto de comer lasanha, macarrão com queijo e macarronada.
          Tenho um cachorro de 10 anos chamado Bob e um aquário com peixes.
          Minha mãe é coladeira e meu pai é pespontador e eles trabalham em casa.
          Quando eu crescer eu quero ser uma advogada, cirurgiã e médica pediatra.
          Gosto de ir para minhas avós, gosto de mexer no computador e coisas eletrônicas, gosto de músicas e jogos eletrônicos.

(Bianca, 9 anos) 


Texto: Minha vida

 

          Meu nome é Murilo. Tenho 8 anos. Moro no bairro City Petrópolis. Tenho 1 irmão, Vinícius.
          Eu gosto muito de jogar bola e jogar vídeo game e gosto de brincar com minha cachorrinha que se chama Dara e de soltar pipa com o meu amigo Léo.
          Eu tenho uma tartaruga e um canarinho que canta muito e tenho que cuidar deles todos os dias.
          Minha mãe trabalha na fábrica de sapato e meu pai também. Eu fico todos os dias em casa depois da aula sozinho.
          Esse é o meu dia-a-dia. Tchau.


(Murilo Augusto de Oliveira, 8 anos)


Minha vida

 

          Eu me chamo Emerson e tenho 9 anos. Tenho um irmão que tem 3 anos. 
          Gosto de jogar basquete, de jogar futebol, de andar de bicicleta e de jogar com meu irmão. 
         Minha mãe trabalha na Pizzaria na pedra. Meu pai trabalha nas lojas Xavier.
          Gosto de subir no coqueiro e na mangueira, gosto de assistir TV, gosto de andar de patins e skate, gosto de fazer manobras radicais.
          Participo do grupo Amiguinhos de Jesus. Gosto de ir a muitos congressos de crianças, pois é muito divertido e conheço muitos amigos novos, acho legal ir na igreja. 

(Emerson, 9 anos)



No nosso livro didático Apis de Língua Portuguesa, vimos a diferença entre histórias reais e imaginárias. 

Estudamos trecho do "O diário escondido de Serafina", de Cristina Porto (diário imaginário) e Trecho do "Diáio de Anne Frank" (diário real).

Bom, as crianças ainda não sabem, mas vem surpresa boa por aí, preparada com muito carinho.


Cada criança fez a dobradura da corujinha: sabedoria

A professora preparou um caderno para cada aluno

O nosso tema é Diário pessoal

Cada criança receberá um caderno para registrar como seu Diário pessoal


Tabela de apoio de Língua Portuguesa

Tabela de apoio de Matemática

Por hoje fico por aqui. Beijo.

Professora Priscila. 

 

PS: Os alunos passaram a sua Autobiografia para a 3ª pessoa e eu fiquei muuuuuuito feliz com o resultado!!!!!!

 

A vida de Gabriela

 

          Ela se chama Gabriela, tem 9 anos. Ela tem dois irmãos: Suzane de 13 anos e Maicon de 18 anos.
          Ela gosta de brincar de Barbie e também  gosta de ir a casa da tia dela, a Cleonice. Sua tia tem dois filhos: Diego, de 17 anos e o Vitor Hugo, de 6 anos. Ela também tem um cachorrinho filhote que se chama Mininim, que é muito levado, ele gosta de brincar com as pessoas e morder no dedinho do pé.
          Gabriela tem muitos amigos, ela gosta de brincar com suas primas Lara, de 11 anos e Isabeli, de 9 anos. Ela gosta de estudar, desenhar...
          Ela gosta de ir a escola porque é muito importante, ela aprende muitas coisas, por isso ela luta para passar de ano. Ela gosta de brincar, passear e ir na casa da avó. A fruta preferida dela é maçã e também gosta de lasanha.
          Ela é uma menina que gosta de correr e brincar, para ela, isso é demais.
          O pai dela trabalha de pedreiro e a mãe dela trabalha em casa. Ela gosta de ir à chácara, à roça, ao shopping e de ir passear com seus pais. Ela gosta de viajar para o Paraná e Salto Grande. Ela gosta de mexer no computador e gosta da sua professora Priscila. Estuda na escola "Dr. Valeriano Gomes do Nascimento"- CAIC. A profissão que ela gostaria de exercer é médica ou professora. Ela deseja ter neste mundo muita paz, alegria, harmonia e dedicação.
          Ela tem uma amiga que se chama Lorena e é legal, mas não a vê mais, ela estuda à tarde (Que pena!).
          Esta é a história de Gabriela.

(Gabriela, 9 anos)
       

 

A história de Maria Eduarda 

 

              O nome dela é Maria Eduarda, de nove anos.
              Ela mora na Avenida Santa Teresinha nº 670.
              Ela tem 3 irmãos: Carolina, Beatriz e João Marcos.
              Maria Eduarda também tem uma cachorrinha que se chama Pandora, ela tem 10 anos.
            Maria Eduarda mora com seus pais; o seu pai se chama Heitor e a mãe dela chama-se Elaine.  A avó também mora com ela, a dona Socorro.
            A Maria Eduarda também gosta das suas amigas que se chamam Heloiza Faleiros, Beatriz Faleiros, Ana Laura, Bianca, Ana Lívia e Maria Fernanda.  
            Seus apelidos são: Duda, Dudu, Duda Loira e Dudinha. 
 

(Maria Eduarda, 9 anos) 

A vida de Leonardo

 

          Ele se chama Leonardo, ele tem 9 anos e estuda na escola CAIC. Tem duas cachorras: uma Pastor Alemão de 5 meses que se chama Mel, muito brava e sapeca. Também tem uma viralata de 15 anos. O pai dele trabalha na sua borracharia e a mãe dele trabalha em casa, limpando. Ele tem um irmão surdo-mudo de 17 anos. Gosta de brincar com a sua Bat Caverna. E é só isso que ele tem para contar.

(Leonardo, 9 anos)