Projeto Água
Objetivos
|
·
Conscientizar
sobre a importância da água na manutenção da vida.
|
Conceitos
|
·
O ciclo da água.
·
As
características da água.
·
Os estados da
água.
·
As fontes de
água no mundo.
·
A água potável
(purificação e o tratamento).
·
As funções da
água para vida (homens, animais e plantas).
·
A distribuição
da água.
·
A poluição da
água.
·
O custo da
água.
|
Atitudes
|
·
Valorizar, preservar, economizar e recuperar a água.
|
Procedimentos
|
·
Os cuidados com a água (armazenamento e consumo).
|
Sensibilização
Inicial
|
Etapas 1 e 2.
|
Problematização
|
Etapa 3 “Você tem sede de quê? O que faria para
matar a sede de um colega.
|
Ampliação
de Conhecimentos
|
Etapas 4 a 11: Leitura de textos, Leitura de Vídeos,
Experiências, Pesquisas.
|
Sistematização
de conclusões
|
Elaboração de cartazes.
|
Culminância
|
Divulgação de conclusões na reunião de pais.
|
Público Beneficiário
|
Alunos
do 4º ano "A", que se tornarão multiplicadores em casa, junto a
seus familiares.
|
Período de realização
|
2º
Bimestre (Maio e Junho de 2.012)
|
1ª Etapa: conversar com os alunos
sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos,
através de problematização no oferecimento de um refresco aos alunos e reflexão
de como seria nossa vida se não houvesse água;
Suco após o recreio: e se não tivesse água?! |
2ª Etapa: trabalhar com a música
“Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde as crianças irão elaborar desenhos
reflexivos em grupo retratando o que entenderam da mesma e realizar sua
interpretação;
http://www.youtube.com/watch?v=xzh0j4xt7io
Inicialmente, trabalhamos a Música "Planeta Água", de Guilherme Arantes, onde foi realizada a interpretação, sensibilização e desenho reflexivo sobre a letra da mesma. Os alunos relacionaram à reportagens que haviam assistido sobre o assunto e foi citado o filme "O livro de Eli", que retrata bem um ambiente onde há devastação, como a falta de água. Falamos sobre a crise da água no mundo, realidade brasileira, onde foi mostrado um mapa ressaltando a grande quantidade de rios no Brasil, contei-lhes sobre como a água é tratada em alguns países, como os europeus e o preço pelo seu consumo. Refletimos sobre o desperdício, poluição e degradação da mesma.
http://www.youtube.com/watch?v=xzh0j4xt7io
Inicialmente, trabalhamos a Música "Planeta Água", de Guilherme Arantes, onde foi realizada a interpretação, sensibilização e desenho reflexivo sobre a letra da mesma. Os alunos relacionaram à reportagens que haviam assistido sobre o assunto e foi citado o filme "O livro de Eli", que retrata bem um ambiente onde há devastação, como a falta de água. Falamos sobre a crise da água no mundo, realidade brasileira, onde foi mostrado um mapa ressaltando a grande quantidade de rios no Brasil, contei-lhes sobre como a água é tratada em alguns países, como os europeus e o preço pelo seu consumo. Refletimos sobre o desperdício, poluição e degradação da mesma.
3ª Etapa: dinâmicas : "Do
que você tem sede?" (onde refletimos o que seria de nossas vidas sem esses bens preciosos) e "O que você daria para matar a sede de um colega" (no sentido de doação, pensar no bem do próximo);
DO QUE VOCÊ TEM SEDE?
DO QUE VOCÊ TEM SEDE?
Cada aluno pensou e escreveu uma palavra, que foi socializada:
amizade paz amor carinho Deus
paixão sabedoria conhecimento esperança
manter a família unida respeito
estudo fé saúde
Depois, foi proposto:
O QUE VOCÊ DARIA PARA MATAR A SEDE DE SEU COLEGA?
Cada aluno colocou sua resposta dentro da gota e foi feita a socialização:
paz amor carinho
amizade fé alegria luz
felicidade esperança
afeto apoio respeito confiança
saúde
4ª Etapa: trabalhar a Oração da
Campanha da Fraternidade, Declaração Universal dos Direitos da Água e A
parábola da bomba de água;
Bendito sejais, ó Deus Criador, pela água, criatura vossa,
Fonte de vida para a Terra e os seres que a povoam.
Bendito sejais, ó Pai Providente, pelos rios e mares imensos,
Pela bênção das chuvas, pelas fontes refrescantes
E pelas águas secretas do seio da terra.
Bendito sejais, ó Deus Salvador, pela água feita vinho em Canaã,
Pela bacia do lava-pés e pela fonte regeneradora do Batismo.
Perdoai-nos, Senhor misericordioso,
Pela contaminação das águas, pelo desperdício e pelo egoísmo
Que privam os irmãos desse bem tão necessário à vida.
Dai-nos, ó Espírito Santo, um coração fraterno e solidário,
Para usarmos a água com sabedoria e prudência
E para não deixar que ela falte a nenhuma de vossas criaturas.
Ó Cristo, Vós que também tivestes sede,
Ensinai-nos a dar de beber a quem tem sede.
E concedei-nos com fartura a água viva
Que brota de Vosso Coração e jorra para a vida eterna.
Amém
FIQUE SABENDO... Segundo a ONU, 1,2 bilhão de pessoas não têm água de qualidade para beber e 2,4 bilhões não têm serviços sanitários adequados. Nos países pobres, uma em cada cinco crianças morre antes de 5 anos de idade por doenças relacionadas à água. Segundo dados da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), 20% da população brasileira não tem acesso à água potável, 40% da água das torneiras não têm confiabilidade, 50% das casas não têm coletas de esgotos e 80% do esgoto coletado é lançado diretamente nos rios, sem qualquer tipo de tratamento! Segundo a ONU, em 2025, 40% da humanidade terá problemas de água
Contam que um certo homem estava perdido no deserto, prestes a morrer de sede. Foi quando ele chegou a uma casinha velha - uma cabana desmoronando - sem janelas, sem teto, batida pelo tempo. O homem perambulou por ali e encontrou uma pequena sombra onde se acomodou, fugindo do calor do sol desértico.
Apresentei a Oração da Campanha da Fraternidade de 2.004 e os alunos comentaram sobre a mesma.
Bendito sejais, ó Deus Criador, pela água, criatura vossa,
Fonte de vida para a Terra e os seres que a povoam.
Bendito sejais, ó Pai Providente, pelos rios e mares imensos,
Pela bênção das chuvas, pelas fontes refrescantes
E pelas águas secretas do seio da terra.
Bendito sejais, ó Deus Salvador, pela água feita vinho em Canaã,
Pela bacia do lava-pés e pela fonte regeneradora do Batismo.
Perdoai-nos, Senhor misericordioso,
Pela contaminação das águas, pelo desperdício e pelo egoísmo
Que privam os irmãos desse bem tão necessário à vida.
Dai-nos, ó Espírito Santo, um coração fraterno e solidário,
Para usarmos a água com sabedoria e prudência
E para não deixar que ela falte a nenhuma de vossas criaturas.
Ó Cristo, Vós que também tivestes sede,
Ensinai-nos a dar de beber a quem tem sede.
E concedei-nos com fartura a água viva
Que brota de Vosso Coração e jorra para a vida eterna.
Amém
FIQUE SABENDO... Segundo a ONU, 1,2 bilhão de pessoas não têm água de qualidade para beber e 2,4 bilhões não têm serviços sanitários adequados. Nos países pobres, uma em cada cinco crianças morre antes de 5 anos de idade por doenças relacionadas à água. Segundo dados da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), 20% da população brasileira não tem acesso à água potável, 40% da água das torneiras não têm confiabilidade, 50% das casas não têm coletas de esgotos e 80% do esgoto coletado é lançado diretamente nos rios, sem qualquer tipo de tratamento! Segundo a ONU, em 2025, 40% da humanidade terá problemas de água
FONTE: http://www.caminhosdeluz.org/A-218.htm
O que mais chamou a atenção dos alunos foram os dados da ONU, no FIQUE SABENDO.
Disse-lhes que, assim como as crianças, idosos e animais, a água também possui seus direitos, presentes na Declaração Universal dos direitos da Água.
Em 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o "Dia Mundial da Água", publicando um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água". Eis o texto que vale uma reflexão:
1.- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
2.- A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
3.- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4.- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
5.- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
6.- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7.- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8.- A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
9.- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10.- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
FONTE: http://blog.clubedolar.com.br/uncategorized/conheca-a-declaracao-universal-dos-direitos-da-agua/
http://www.jardimdeflores.com.br/ECOLOGIA/A27direitosdaagua.htm
O texto foi lido e comentado por todos.
Contam que um certo homem estava perdido no deserto, prestes a morrer de sede. Foi quando ele chegou a uma casinha velha - uma cabana desmoronando - sem janelas, sem teto, batida pelo tempo. O homem perambulou por ali e encontrou uma pequena sombra onde se acomodou, fugindo do calor do sol desértico.
Olhando ao redor, viu uma bomba a alguns metros de distância, bem velha e enferrujada. Ele se arrastou até ali, agarrou a manivela, e começou a bombear sem parar. Nada aconteceu. Desapontado, caiu prostado para trás e notou que ao lado da bomba havia uma garrafa. Olhou-a, limpou-a, removendo a sujeira e o pó, e leu o seguinte recado: "Você precisa primeiro preparar a bomba com toda a água desta garrafa, meu amigo.
PS.: Faça o favor de encher a garrafa outra vez antes de partir."
PS.: Faça o favor de encher a garrafa outra vez antes de partir."
O homem arrancou a rolha da garrafa e, de fato, lá estava a água. A garrafa estava quase cheia de água! De repente, ele se viu em um dilema:
Se bebesse aquela água poderia sobreviver, mas se despejasse toda a água na velha bomba enferrujada, talvez obtivesse água fresca, bem fria, lá no fundo do poço, toda a água que quisesse e poderia deixar a garrafa cheia para a próxima pessoa... mas talvez isso não desse certo.
Que deveria fazer? Despejar a água na velha bomba e esperar a água fresca e fria ou beber a água velha e salvar sua vida? Deveria perder toda a água que tinha na esperança daquelas instruções pouco confiáveis, escritas não se sabia quando?
Com relutância, o homem despejou toda a água na bomba. Em seguida, agarrou a manivela e começou a bombear... e a bomba começou a chiar. E nada aconteceu!
E a bomba foi rangendo e chiando. Então surgiu um fiozinho de água; depois um pequeno fluxo, e finalmente a água jorrou com abundância! A bomba velha e enferrujada fez jorrar muita, mas muita água fresca e cristalina. Ele encheu a garrafa e bebeu dela até se fartar. Encheu-a outra vez para o próximo que por ali poderia passar, arrolhou-a e acrescentou uma pequena nota ao bilhete preso nela: "Creia-me, funciona! Você precisa dar toda a água antes de poder obtê-la de volta!"
Reflexão:
Podemos aprender coisas importantes a partir dessa breve estória:
1. Nenhum esforço que você faça será válido, se ele for feito da forma errada.
Você pode passar sua vida toda tentando bombear algo quando alguém já tem reservado a solução para você.Preste atenção a sua volta!
Podemos aprender coisas importantes a partir dessa breve estória:
1. Nenhum esforço que você faça será válido, se ele for feito da forma errada.
Você pode passar sua vida toda tentando bombear algo quando alguém já tem reservado a solução para você.Preste atenção a sua volta!
2. Saiba olhar adiante e compartilhar!
Aquele homem poderia ter se fartado e ter se esquecido de que outras pessoas que precisassem da água pudessem passar por ali. Ele não se esqueceu de encher a garrafa e ainda por cima soube dar uma palavra de incentivo.
Aquele homem poderia ter se fartado e ter se esquecido de que outras pessoas que precisassem da água pudessem passar por ali. Ele não se esqueceu de encher a garrafa e ainda por cima soube dar uma palavra de incentivo.
Se preocupe com quem está próximo de você, lembre-se:
Você só poderá obter água se a der antes. Cultive seus relacionamentos, dê o melhor de si!
Autor Desconhecido
http://www.adilsoncosta.com/2009/11/a-bomba-de-agua-parabola/
5ª Etapa: trabalhar com
experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para
as plantações, bem como os estados físicos da mesma, a presença do vapor
d'água, germinação, água como solvente, circulação de água nas plantas, afunda
ou não afunda e outras.
Afunda ou não afunda?! |
Cada aluno experimentou um objeto, mas antes davam suas sugestões |
Madeira, poliestireno, ferro, esponja, tijolo, pedras, tecido, plástico, brinquedo, papel foram alguns dos objetos testados |
Colocando em prática, vivenciando |
Novo experimento: a água não tem forma própria, ela toma a forma do recipiente que ela ocupa |
Óleo, álcool, sal, açúcar, esmalte, pedrinhas coloridas, chocolate em pó, arroz, areia, maionese |
Será que a água consegue dissolver todas as substâncias? |
Experiência: a água é um solvente |
Participação dos alunos do 4º ano "A" |
O alvoroço se deu quando o esmalte corroeu o copo plástico com água: novas descobertas |
Alunos participam da experiência: dissolve ou não dissolve? |
Cantinho da Ciências |
Porque os alunos aprendem através da reflexão, da vivência de situações significativas |
6ª Etapa: Vídeos sobre o
aquecimento global, o ciclo da água, um plano para salvar o planeta e o mundo
com e sem água;
Vídeos trabalhados:
Vídeos trabalhados:
Ciclo da Água
http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=93yZr_azD0o&feature=relmfu
O mundo com água e sem água
http://www.youtube.com/watch?v=OhDSOPxJMVU&feature=related
Turma da Mônica em: Um plano para salvar o planeta
http://www.youtube.com/watch?v=yX22_Ke2v8Y&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=M3N7y18n2Fg&feature=relmfu
7ª Etapa: pesquisa no Proinfo
sobre a vida de animais marinhos, nos manguezais e rios;
Sala do Proinfo |
Concentração: Pesquisa sobre animais aquáticos |
Alunos acessam a internet: inclusão digital |
Acesso ao Blog da classe |
Momento de oportunidade e aprendizagem |
Proinfo do CAIC |
Como acessar a internet, visita ao Blog, Pesquisa dirigida e de interesse pessoal |
4º "A" na sal do Proinfo |
Pesquisa sobre animais aquáticos |
8ª Etapa: pesquisa em casa sobre
a limpeza da caixa d'água e consumo de água por morador, de acordo com a conta
de água e construção de gráficos e tabelas;
LIMPEZA DA CAIXA D'ÁGUA
LIMPEZA DA CAIXA D'ÁGUA
Qual foi a última vez que a caixa d'água de sua casa foi limpa?
1 mês atrás
|
1 aluno
|
Fevereiro de 2.012
|
1 aluno
|
Janeiro de 2.012
|
1 aluno
|
Janeiro de 2.011
|
1 aluno
|
Em 2.010
|
2 alunos
|
Não lembra
|
5 alunos
|
Não tem ou quebrou
|
3 alunos
|
Nunca
|
4 alunos
|
Não responderam
|
2 alunos
|
9ª Etapa: análise de mapas e
textos relacionados ao tema;
ÁGUA
Os alunos ficaram admirados com as imagens e reportagens desta edição da National Geographic |
História em quadrinhos sobre desperdício e poluição da água da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo) |
Bacia hidrográfica da nossa região |
Momentos de estudo e reflexão |
ÁGUA
Foram trabalhadas as atividades do livro didático de Ciências.
Unidade I- Água que garante a vida
* lugares da natureza e estados físicos em que a água pode ser encontrada;
* a água no corpo dos seres vivos;
* a vida no rio e no mar;
* o desperdício de água potável.
1- Onde está a água?
A água da Terra
Reservas de água na natureza
Mudanças de estado físico
Os mananciais
Você sabia? Os aquíferos
Do manancial à nossa casa
2- Os seres vivos precisam de água
Cai chuva, cai lá do céu
O papel da água na manutenção da vida
A circulação de água nas plantas
3- O vaivém das águas
Quem vive nesse ambiente
Os peixes do Pantanal
4- Viver no mar
Habitantes do mar
Hábitos de vida
5- Um berçário natural
O que há nesse ambiente
O manguezal
6- Água: consumir, mas sem desperdício
A escassez de água potável
Refletindo mais: Construindo modelos de Ambientes Marinhos
OUTROS:
* Poluição da água: uma ingratidão;
* Purificação da água;
* Desenho reflexivo;
* Transcendência;
* Utilidades da água;
* Características da água;
* O ciclo da água na natureza;
* Estação de Tratamento.
10ª Etapa: confecção de cartazes
sobre a valorização da água e participação em Reunião de Pais dos resultados
obtidos em pesquisas e apresentação para outras turmas;
Apresentação dos alunos para os pais na Reunião de Pais e Mestres |
Os alunos explicaram como todos poderiam colaborar para não haver desperdício |
Alunos multiplicadores |
Participação doa alunos na Reunião de Pais |
Raphaela |
Lyniker |
Cristiane fez um poema sobre o ciclo da água na natureza |
Participação de todos os alunos |
Água é vida |
Vamos economizar |
Água também pode ser lazer!! |
O mundo com e sem água |
Thiago Henrique |
Pedro |
Comparação da quantidade de água e terra no planeta e de água doce e salgada |
Vamos preservar a água do nosso planeta |
Degradação X Preservação |
Como será o futuro do nosso planeta? Vamos fazer a nossa parte |
Ajude o nosso planeta Terra sair do sufoco |
Rio que não tem carinho, nasce limpo, morre sujo |
O futuro está em nossas mãos |
11ª Etapa: visita a uma estação de
tratamento de água e discussões sobre a realidade da poluição dos rios;
Foi realizado o pedido para o agendamento da visita à Sabesp.
O vazamento do estacionamento da escola foi consertado.
Foi realizado o pedido para o agendamento da visita à Sabesp.
O vazamento do estacionamento da escola foi consertado.
Recursos didáticos: são todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, passeio, entrevistas com pessoas da família, materiais para a realização das experiências, Proinfo e internet, cola, tesoura, papéis para os cartazes, enfeites, gravuras xerocadas, etc.
Disciplinas
envolvidas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Artes, Ciências e
História.
Avaliação: deverá ser feita de forma contínua, com
relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes
diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o
envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o
desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
Conclusão: Espera-se que ao término do projeto as crianças
estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a
vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu
meio social todos esses aprendizados.
"Rio que não
tem carinho, nasce limpo, morre sujo."
REGISTRO DAS EXPERIÊNCIAS
1- Como é possível comprovar que existe vapor de água
misturado ao ar, se não podemos vê-lo?
A professora colocou alguns cubos de gelo dentro de um copo plástico descartável e após algum tempo verificamos a formação de gotículas na parte externa do copo. Com esta experiência, observamos que em contato com um objeto mais frio, o vapor de água presente no ar se condensou.
2- Investigando
o caminho da água
A professora trouxe uma flor branca, um tubete transparente
e anilina roxa.
Encheu o tubete de água e dissolveu a anilina com a rosa
dentro.
O objetivo era perceber a circulação da água dentro da rosa,
ou seja, a flor deveria ficar roxa ou com tons arroxeados.
Mas, infelizmente a flor morreu antes de ficar roxa.
Conseguimos perceber apenas algumas "veias" roxas, antes que ela
morresse.
Registro individual da experiência |
3- Percebendo a presença do vapor de água
A planta foi coberta por um saco plástico transparente
fechado rente ao vaso por um elástico.
Após alguns dias, pudemos perceber a formação de gotículas
de água dentro do saco plástico.
Com isso, comprovamos a presença do vapor de água, pois com
a presença da luz solar e respiração da planta, a água no estado gasoso
transformou-se em água líquida.
4- Água para crescer e germinar
A- Feijão 1
As crianças foram divididas em três grupo. Cada
criança recebeu um copinho plástico, que etiquetou com seu nome e número do
grupo.
O grupo 1 recebeu algodão e três grãos de feijão. Os
copinhos receberam luz solar mas não receberam água. Comprovamos que estavam do
mesmo jeito, ou seja, sem água é impossível germinar.
B- Feijão 2
O feijão do grupo 2 recebeu água, mas foi guardado
dentro de uma caixa, escondido da luz do sol.
Suas folhas estavam amareladas e seu caule com aspecto branco.
Chegamos a conclusão que sem luz do sol, o feijão não se
desenvolveu como o esperado, não estava verdinho, pois o seu processo de
fotossíntese foi prejudicado.
C- Feijão 3
O feijão do grupo 3 recebeu água e a luz solar, por isso,
cresceu e se desenvolveu conforme o planejado.
Alguns feijões dos grupos 2 e 3 receberam muita água, o que
os levou a apodrecer.
PESQUISA NO PROINFO SOBRE ANIMAIS MARINHOS
FICHA TÉCNICA DE ANIMAL MARINHO
NOME: GOLFINHO
NOME CIENTÍFICO: DELPHINUS DELPHIS
CARACTERÍSTICAS: OS GOLFINHOS SÃO
EXTREMAMENTE RÁPIDOS, ATINGEM ATÉ 60 KM/H E SALTAM 5 METROS ACIMA DA ÁGUA.
VIVEM DE 25 A 30 ANOS, MAS PODEM CHEGAR A TER
80 ANOS.
HABITAT: 28 ESPÉCIES DE GOLFINHO
VIVEM EM ÁGUA SALGADA
ALIMENTAÇÃO: PEIXES E LULAS, MOLUSCOS
E CAMARÕES
REPRODUÇÃO: DÃO À LUZ UM FILHOTE DE
CADA VEZ
VOCÊ SABIA? OS GOLFINHOS SÃO ANIMAIS
MAMÍFEROS, COM RESPIRAÇÃO PULONAR.VIVEM EM GRUPOS E SÃO SOCIÁVEIS
ALUNOS: PEDRO, EVELYN E ISABELA
|
FICHA TÉCNICA DE ANIMAL MARINHO
NOME: PEIXE ESPADA
NOME CIENTÍFICO: TRICHIURUS LEPTURUS
CARACTERÍSTICAS: POSSUI BARBATANA
DORSAL DE GRANDE TAMANHO
HABITAT: ÁGUAS FRIAS DO
OCEANO ATLÂNTICO
ALIMENTAÇÃO: MOLUSCOS E PEIXES
CURIOSIDADES: COMO O ATUM,O PEIXE-ESPADA PERTENCE AO GRUPO
DOS PEIXES AZUIS, QUE POSSUEM MAIOR QUANTIDADE DE GORDURA ÔMEGA-3. É
CAPTURADO E ABUNDANTEMENTE CONSUMIDO
ALUNOS: LYNIKER E
AMANDA
|
Isabela, Lyniker, Ana Júlia, Cristiane e Raphaela |
Peixe Espada |
Wylliam e Pedro na construção de ambientes marinhos |
FICHA TÉCNICA DE ANIMAL MARINHO
NOME: ESTRELA DO MAR
NOME CIENTÍFICO: ECHINODERMATA
CARACTERÍSTICAS: O SEU CORPO PODE SER LISO, GRANULOSO OU COM
ESPINHOS BEM EVIDENTES, APRESENTANDO CINCO PONTAS OCAS, CHAMADAS BRAÇOS. O
CORPO É DURO E RÍGIDO.
HABITAT: SÃO ANIMAIS MARINHOS
ALIMENTAÇÃO: NÃO PODEM MASTIGAR OS ALIMENTOS. PARA SE
ALIMENTAR LANÇA O ESTÔMAGO PELA BOCA, LOCALIZADA EM SUA FACE ORAL
LOCALIZADA NA PARTE INFERIOR. aLIMENTA-SE DE MOLUSCOS, CRUSTÁCEOS, VERMES E
OUTROS INVERTEBRADOS.
REPRODUÇÃO: SUA
REPRODUÇÃO É FEITA SOBRETUDO ATRAVÉS DA REGENERAÇÃO, OU SEJA, SE UM DOS
BRAÇOS DESSE ANIMAL FOR CORTADO PODE DESENVOLVER UMA ESTRELA DO MAR NOVA.
ALUNAS: JENIFER,
MARIANA E BEATRIZ
|
FICHA TÉCNICA DE ANIMAL MARINHO
NOME: PEIXE PALHAÇO
NOME CIENTÍFICO: AMPHIPRION FRENATUS
CARACTERÍSTICAS: COR BRILHANTE (QUE
VAI DESDE DO AMARELO AO VERMELHO, PASSANDO PELO LARANJA) E AS SUAS BANDAS
BRANCAS CONTORNADAS POR PRETO.
HABITAT: VIVE NOS RECIFES DE CORAL DO
PACÍFICO
ALIMENTAÇÃO: GAMBÁS E DE MEXILHÕES,
MAS ENTRE AS SUAS DIVERSAS ESPÉCIES,
TAMBÉM ENCONTRAMOS HERBÍVOROS E OUTROS QUE SÓ SE ALIMENTAM DE PLÂNCTON.
REPRODUÇÃO: A REPRODUÇÃO DO PEIXE-PALHAÇO É MUITO
COMPLEXA. VÁRIAS ESPÉCIES VIVEM JUNTAS PERTO DA MESMA ANÉMONA. O MAIS
EXEMPLAR É SEMPRE UMA FÊMEA E O SEGUNDO, POR ORDEM DE TAMANHO, É SEMPRE O
MACHO REPRODUTOR. TODOS OS OUTROS PEIXES SÃO MACHOS EM ESTADOS DIFERENTES DE
MATURIDADE. SE A FÊMEA MORRE, O MACHO TRANSFORMA-SE EM FÊMEA E O SEGUNDO
PEIXE-PALHAÇO MAIOR SE CONVERTE NO MACHO REPRODUTOR.
SAIBA MAIS: "PROCURANDO NEMO”
POPULARIZOU ESTE PEIXE. MAS INFELIZMENTE, NÃO PARECE QUE PERCEBEMOS BEM A
MENSAGEM DO FILME. E O RESULTADO DISSO FOI O FACTO DA COMPRA DE
PEIXES-PALHAÇO TER AUMENTADO MUITO, CHEGANDO-SE A VENDER MAIS DO QUE 150000
EXEMPLARES DESTE PEIXE. ISTO PODE CHEGAR A PROVOCAR O PERIGO DE EXTINÇÃO
DESTA ESPÉCIE A MEIO PRAZO.
ALUNAS: CRISTIANE E RAPHAELA
|
Peixe Palhaço ao fundo, alunas Mariana e Anna Júlia |
FICHA DE ANIMAL MARINHO
NOME: BOTO COR DE ROSA
NOME CIENTÍFICO: INIA GEOFFRENSIS
CARACTERÍSTICAS: ROSTRO CURTO, MELÃO BEM DESTACADO, OLHOS
PEQUENOS, CORPO PEQUENO, NADADEIRA DORSAL REDUZIDA A UMA CORCOVA BAIXA,
NADADEIRAS PEITORAIS LARGAS, ACHATADAS E FLEXÍVEIS, A DENTIÇÃO É DO TIPO
HETERODONTE. A SUA PARTE SUPERIOR É CINZA, ENQUANTO QUE O VENTRE É BRANCO,
TENDENDO PARA O AVERMELHADO.
HABITAT: MUITO DÓCIL, PREFERE A ÁGUA DOCE À ÁGUA SALGADA.
ALIMENTAÇÃO: ALIMENTA-SE BASICAMENTE DE PEIXES.
REPRODUÇÃO: INICIA-SE ENTRE OUTUBRO E
NOVEMBRO E A GESTAÇÃO DURA CERCA DE 8 MESES E MEIO. OS FILHOTES NASCEM COM CERCA
DE 80 CM E MAMAM ATÉ UM ANO APÓS SEU NASCIMENTO.
CURIOSIDADES: ESTÃO AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO DEVIDO AO FATO DE
SE FAZER AMULETOS COM SEUS OLHOS E
GENITAIS, ALÉM DE RITUAIS RELIGIOSOS
ALUNA: ANA JÚLIA
|
FICHA DE ANIMAL MARINHO
NOME: ESPONJA
NOME CIENTÍFICO: EPHYDATIA
FLUVIATILIS
CARACTERÍSTICAS: CRESCEM ADERIDAS A
PEDRAS E CONCHAS. POR NÃO APRESENTAREM MOVIMENTAÇÃO OU REAÇÃO À ESTÍMULOS,
FORAM DURANTE MUITO TEMPO CONSIDERADAS PLANTAS.
HABITAT: SEU HABITAT VARIA DESDE A ZONA COSTEIRA ATÉ
PROFUNDIDADES DE MAIS DE 6000 METROS.
ALIMENTAÇÃO: A ESPONJAS SE ALIMENTAM
DE PARTÍCULAS QUE AS CIRCUNDAM, FILTRANDO A ÁGUA QUE FICA AO SEU REDOR.
VOCÊ SABIA? O TERMO ESPONJA É USADO SOMENTE PARA DESIGNAR OS
ESQUELETOS DESSES ANIMAIS.
ALUNA: GEOVANNA E
LÍVIA
|
FICHA DE ANIMAL
MARINHO
NOME: CAVALO
MARINHO
NOME CIENTÍFICO: HIPPOCAMPUS
CARACTERÍSTICAS: SEU TAMANHO É DE APROXIMADAMENTE 15 CM,
COM PESO ENTRE 50 E 100 GRAMAS.
HABITAT: ÁGUAS TEMPERADAS E TROPICAIS
ALIMENTAÇÃO: PODEM SE ALIMENTAR DE ARTEMIAS, ALÉM DE PEQUENOS VERMES,
MOLUSCOS, PEQUENOS CRUSTÁCEOS E ALGUMAS ESPÉCIES DE PLÂNCTONS.O ALIMENTO
NORMALMENTE É SUGADO PELO FOCINHO
REPRODUÇÃO: A REPRODUÇÃO DOS CAVALOS MARINHOS OCORRE NA PRIMAVERA. OS OVOS POSTOS PELA FÊMEA SÃO FERTILIZADOS PELO MACHO QUE OS GUARDA EM UMA BOLSA NA BASE DE SUA CAUDA. DOIS MESES MAIS TARDE, OS OVOS SE ABREM E O MACHO REALIZA VIOLENTAS CONTORÇÕES PARA EXPELIR OS FILHOTES. ESTES SÃO TRANSPARENTES E POUCO MAIORES QUE UM CENTÍMETRO. SOBEM LOGO À SUPERFÍCIE PARA ENCHER SUAS BOLSAS DE AR, PARA PODEREM SE EQUILIBRAR NA ÁGUA. JÁ SE TORNAM INDEPENDENTES DE SEUS PAIS, MESMO SENDO FRÁGEIS.O MACHO GERA 400 FILHOTES POR VEZ.
SAIBA MAIS: NADAM COM O CORPO NA VERTICAL,
MOVIMENTANDO RAPIDAMENTE AS SUAS BARBATANAS. PODEM SER CRIADOS EM AQUÁRIOS,
DESDE QUE HAJA OS CUIDADOS NECESSÁRIOS.
ALUNOS: THIAGO E
LUIS ANTÔNIO
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário