Seja bem vindo (a) e obrigado pela visita

quarta-feira, 2 de maio de 2012

ALGAR

O Algar Educa é um Programa de formação de educadores voltado para o desenvolvimento de propostas de Educação Integral. Contém atividades presenciais e a distância. Supõe a realização de tarefas decorrentes dos encontros de formação e orientadas no decorrer do Programa.
A ideia-chave do programa Algar Educa é que o desenvolvimento humano é decorrente das aprendizagens. Para tanto, o currículo escolar e a liderança do diretor fazem a diferença.
Sendo assim, o programa visa:

  • Discutir e disseminar a idéia de Educação Integral na perspectiva do Desenvolvimento Humano.
  • Elaborar um plano de ação que dê concretude à discussão da idéia e facilite sua disseminação na comunidade escolar.
  • Favorecer a divulgação de iniciativas realizadas.
Os participantes do Programa Algar Educa envolvem-se em encontros de formação presenciais e a distância (reuniões e seminários virtuais por videoconferência) nos quais são convidados a fazer parte de sessões de estudo, de vivências variadas (situações-problema, encaminhamentos metodológicos, análises de prática) e, também, de realizar exposições orais sobre a implementação do Programa em cada uma das escolas e cidades onde atuam.

Nos intervalos dos encontros de formação os participantes desenvolvem (nas escolas e salas de aula) as atividades propostas pela assessoria educacional ou criam suas próprias atividades, com base nas propostas no Programa.

Essa produção é monitorada pela assessoria educacional. De forma direta por contatos virtuais (troca de e-mails, acesso ao blog do Programa), análises de registros variados (apresentações, relatos, planos de aula, desenvolvimento de projetos temáticos e sequências didáticas, etc.) e por visitas técnicas. E, indiretamente, com apoio dos gestores locais (escolas e secretarias/superintendências de ensino) através de análise de relatórios enviados (visitas às salas de aula, análises de produções dos profissionais e alunos, registros de participação e/ou condução de reuniões), e de relatos de experiências bem sucedidas.

 Fonte:
http://www.institutoalgar.org.br/programas_sociais.aspx?id=20



No Blog do Programa, estamos muito bem representados:


http://www.institutoalgar.org.br/algareduca/



Diretora Juliana Cunha de Melo - EMEB Dr. Valeriano Gomes do Nascimento - CAIC - Franca -SP




Professora Priscila de Oliveira Canto Costa, que atua junto ao 4º ano na EMEB Dr. Valeriano Gomes do Nascimento - CAIC, em Franca - SP



Alunos do 4º ano - profª Priscila - EMEB Dr. Valeriano Gomes do Nascimento participam de uma atividade de Língua Portuguesa - trabalho com dicionário



Alunos do 4º ano - professora Priscila - EMEB Dr. Valeriano Gomes do Nascimento - CAIC - Franca _ SP





A ESCOLA CAIC PARTICIPA DO PROGRAMA ALGAR EDUCA, ATENDENDO A EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ( 1º AO 5º ANO ).

DIRETORA: JULIANA CUNHA DE MELO

PROFª.: PRISCILA CANTO COSTA



Professores e Gestores de Franca em Uberlândia


Slogan de comemoração dos 10 anos do Instituto Algar


Professora Priscila- EMEB "Dr. Valeriano Gomes do Nascimento"- CAIC


Foco: Articulação de Oralidade, Leitura, Escrita e Análise Linguística


Fatores do Desenvolvimento Humano: Memória, Atenção, Percepção e Imaginação


Professoras de Franca na formação em Uberlândia




PLANO DE AULA

OBJETIVOS:
*   Produzir e revisar textos escritos, empregando os aspectos discursivos e notacionais;
* Desenvolver atitude crítica em relação à leitura e à produção de textos alheios ou próprios;
* Escutar, refletir e adequar a linguagem oral às diferentes situações comunicativas com intencionalidade.

CONTEÚDO:
Sequência Didática "Confabulando", articulando as dimensões Oralidade, Leitura, Escrita e Reflexão sobre a língua.

ESTRATÉGIAS:
- Divisão do texto em frases por meio de recursos do sistema de pontuação: maiúscula inicial, ponto final, de exclamação, de interrogação, reticências; organização de frases em parágrafos;
- Separação no texto entre discurso direto e indireto e entre turnos do diálogo, utilizando travessão, dois pontos ou aspas;
-Organização das idéias de acordo com as características textuais do gênero;
- Utilização progressiva de recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e pela introdução de conectivos mais adequados à linguagem escrita, expressões que marcam temporalidade e causalidade, substituições lexicais, manutenção do tempo verbal;
- Usando a revisão de texto como um espaço privilegiado de articulação das práticas de leitura de produção escrita e de reflexão sobre a língua;
- Refletindo sobre o significado contextual e o papel complementar de elementos não linguísticos (gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação) na dramatização de textos;
- Elaborando cenários, objetos, máscaras, roupas de acordo com o texto/contexto;
- Reconhecendo e utilizando a expressão e a comunicação teatral.


ATIVIDADES
1- Leitura da fábula  "A lebre e a tartaruga", do livro: Fábulas de Esopo - Editora Scipione
pela professora;
2- Reescrita do texto pelos alunos, individualmente;
3- Divisão do texto adaptado em três partes, pela professora, cada aluno receberá uma cópia;
4- Discussão com a professora e colegas sobre a melhor forma de reescrever a primeira parte do texto e copiar as alterações que fizeram ao reescrevê-lo coletivamente;
5- Escolha de um colega para ajudá-lo a reescrever a segunda parte do texto, fazendo as alterações necessárias, com a intervenção da professora, quando necessário;
6- Reescrita individual da terceira parte, ficando agora com o texto completo;
7- Dramatização do texto;
8- Revisão do próprio texto reescrito inicialmente, individualmente.
            Esta aula faz parte de uma sequência didática com o gênero narrativo Fábula,  tema que surgiu da necessidade de desenvolver as habilidades de leitura e escrita especialmente dos alunos que apresentam dificuldade nesses segmentos, como também no sentido de se fazer uma análise moral das histórias, como "esperteza" negativa, preconceito, agressividade e outros.
            Na fábula "A lebre e a tartaruga" ainda serão trabalhados o filme "A tartaruga e a lebre: a revanche do século", da Europa Filmes, a atividade Modernizando uma fábula e a transformação do gênero em História em quadrinhos.
            A sequência didática culminará na apresentação das fábulas trabalhadas ( O macaco e o coelho, A raposa e o tucano, A coruja e a águia, O sapo e o boi, O galo que logrou a raposa, A raposa e as uvas, A onça doente, O leão e o rato, O burro e o cão, A raposa e o corvo, A cigarra e a formiga por Esopo e por Monteiro lobato e A lebre e a tartaruga) aos pais e alunos da escola.

AVALIAÇÃO:
* Participação nas atividades propostas;
* Revisão individual da reescrita do próprio texto pelo aluno.




Reescrita



A LEBRE E A TARTARUGA

A LEBRE VIVIA A CONTAR VANTAGEM DE QUE ERA O MAIS VELOZ DE TODOS OS ANIMAIS. DIZIA QUE CORRIA MUITO DEPRESSA E QUE A TARTARUGA ERA MOLE. ATÉ O DIA EM QUE A TARTARUGA RESOLVEU APOSTAR UMA CORRIDA COM ELA. . EU TENHO CERTEZA DE QUE, SE APOSTARMOS UMA CORRIDA, SEREI A VENCEDORA DESAFIOU A TARTARUGA.

A LEBRE CAIU NA GARGALHADA. UMA CORRIDA? EU E VOCÊ? ESSA É BOA! DEVE SER SÓ DE BRINCADEIRA!

A TARTARUGA PERGUNTOU:

POR ACASO VOCÊ ESTÁ COM MEDO DE PERDER?


É MAIS FÁCIL UM LEÃO CACAREJAR DO QUE EU PERDER UMA CORRIDA PARA VOCÊRESPONDEU A LEBRE.

NO DIA SEGUINTE A RAPOSA FOI ESCOLHIDA PARA SER A JUÍZA DA PROVA. BASTOU DAR O SINAL DA LARGADA PARA A LEBRE DISPARAR NA FRENTE A TODA VELOCIDADE. A TARTARUGA NÃO SE ABALOU E CONTINUOU NA DISPUTA. A LEBRE ESTAVA TÃO CERTA DA VITÓRIA QUE RESOLVEU BRINCAR UM POUCO. O SOL ESTAVA TÃO QUENTE QUE ELA RESOLVEU TIRAR UMA SONECA À SOMBRA FRESQUINHA DE UMA ÁRVORE.

"SE AQUELA MOLENGA PASSAR NA MINHA FRENTE, É SÓ CORRER UM POUCO QUE EU FICO NA FRENTE DE NOVO".- PENSOU.

A LEBRE DORMIU TANTO QUE NÃO PERCEBEU QUANDO A TARTARUGA, VAGAROSAMENTE A ULTRAPASSOU. QUANDO ACORDOU :

- CADÊ A TARTARUGA?- ELA LEVANTOU E SAIU ZUNINDO, MAS NÃO ADIANTAVA.

PARA SUA SURPRESA, A TARTARUGA, QUE NÃO DESCANSOU UM SÓ MINUTO, CRUZOU A LINHA DE CHEGADA EM PRIMEIRO LUGAR.


MORAL: DEVAGAR E SEMPRE SE CHEGA NA FRENTE.




ATIVIDADE: TEXTO PINTADO



FALA DO NARRADOR: VERMELHO

FALA DA LEBRE: AZUL

FALA DA TARTARUGA: AMARELO



Filme: A lebre e a tartaruga - A revanche do século

 

Eis a sinopse: 15 anos depois da famosa corrida, acontecimento que teve um destaque televisivo, a Lebre, ou devo dizer, o Sr. Lebre que ainda não conseguiu recuperar-se da trágica decisão de ter dormido no momento da corrida, e o Sr. Tartaruga, que ainda puxa lustro à sua vitória, ainda mantêm uma rivalidade constante, metendo toda a família ao barulho. E eis que há uma outra corrida na cidade e os dois resolvem participar com os seus filhos, o Sr. Lebre para dar a revida, o Sr. Tartaruga, para mostrar que o seu lema devagar e constante, com o qual ganhou a vida, continua a ser o mais indicado e que vai ridicularizar o vizinho… sim, os dois são vizinhos. 

Huum!!! Sessão pipoca

Filme:  A lebre e a tartaruga- A revanche do século
Alunos assistem ao filme







Texto Coletivo do filme e Proposta de Reescrita



Vamos usar nossos conhecimentos sobre pontuação para melhorar o texto?









Ilustrações dos alunos sobre o filme







Alunos do 4º ano "A" realizaram a 1ª Avaliação do Algar no dia 09 de maio



Um comentário:

  1. Priscila, gostei muito do Blog da sua turminha e do diário que ele lhe possibilita fazer do nosso programa. Posso divulgá-lo na comunidade e no Blog do Programa?

    Beijos,
    Sonia Nudelman

    ResponderExcluir