Seja bem vindo (a) e obrigado pela visita

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Eco- líderes mirins: conscientizar para transformar!


Vinícius trouxe a idéia do ímã de geladeira como lembrete do dia da coleta seletiva

 Fique de olho!

Reflexão após assistirmos o filme WALL-E,  r e c o m e n d a d í s s i m o !

Cada grupo fez um cartaz: este é de recorte e colagem sobre a fauna e a flora e sua preservação

Jogue lixo no lixo

Cada lixo na cor certa!!!!

Preserve a natureza

Herdeiros do futuro: nossas crianças
 
REDUZA, REUTILIZE, RECICLE

Amigos da natureza

O futuro do planeta está em nossas mãos

Criança com educação não joga lixo no chão

Escola limpa, escola linda

Amigos transformando o mundo

Colabore com a reciclagem

Lixo, sujeira, só se joga na lixeira
 Viva a natureza

 Somos o futuro do planeta

Amigos conscientes

Lugar de se jogar lixo é na lixeira

Salve a natureza

            A experiência abaixo relatada envolveu noventa e oito alunos dos 4ºs anos com faixa etária entre oito e quatorze anos.
            O período de realização foi do mês de abril a junho de 2.011.
       Trabalhar o tema Meio Ambiente é muito mais do que conscientizar sobre a questão do lixo e reciclagem, é trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca.
            Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Por isso, a importância de pequenos atos em nossa escola e em nossas casas.
            Após observação feita dentro da escola e ao seu redor, constatou-se que tanto a comunidade escolar quanto o seu entorno não faziam a separação do lixo, jogando o mesmo em lugares inadequados, sem se preocupar com a conservação do Meio Ambiente.
            A experiência foi desenvolvida para que o público alvo se conscientizasse da necessidade de se fazer a seleção do lixo, compreendendo que o mesmo pode ser reutilizado e/ou reciclado, contribuindo assim para a conservação do ambiente em que vivemos.
            Nossa pretensão ao trabalhar o tema foi provocar a mudança de hábitos primeiramente na escola e que os alunos levassem esta mudança para suas casas, transformando assim o hábito de toda família.
            Os alunos deveriam perceber-se como parte de um ambiente. Não adianta um aluno tirar nota dez nas provas e continuar atirando lixo nas ruas, desperdiçar água e energia elétrica, desmatar ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceber a extensão destas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem. Há a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia-a-dia, garantindo, assim, o futuro do planeta. Logo, precisamos desenvolver a valorização da vida, integrando-nos com a natureza e consequentemente preservando o meio ambiente. Somos parte da natureza, porém, devido à inúmeros fatores, esquecemos disto.
            Portanto, o foco do nosso trabalho foi voltado para a disciplina de Ciências, na preservação do Meio Ambiente, cuidados com o solo, compostagem, seleção do lixo, materiais recicláveis e reaproveitáveis, flora e fauna, horta e outros.
            O projeto iniciou-se a partir da observação dos ambientes dentro da escola, fazendo apenas a observação do que havia dentro das lixeiras (tendo em vista que o objetivo não era que o aluno fizesse a separação do lixo da escola) e constatando que embora a escola possua lixeiras para a coleta seletiva, a comunidade escolar não tinha a preocupação de separar o lixo, pois nelas havia todo tipo de lixo (papéis, plásticos, restos de alimentos, metais, vidros).          
            A próxima etapa foi a realização da observação do lixo produzido pelas famílias dos alunos. Após a observação, responderam perguntas sobre quantidade de lixo produzido, cuidados de armazenamento, separação do lixo reciclável, dia e horário da passagem do caminhão da coleta seletiva, se a família achava importante ou não a separação. Com esses dados em mãos, dentro da sala de aula realizamos uma tabulação. Assim, pudemos verificar que realmente havia a necessidade da conscientização ambiental.
            Foram trabalhados textos informativos, descorrendo sobre os assuntos: Coleta Seletiva ( 3 Rs), Os problemas trazidos pelos lixões, Incineração do lixo hospitalar, Aterro Sanitário, Compostagem, Cuidados com o solo, englobando o desmatamento, erosão e formação de voçorocas, queimadas,  agrotóxicos, inundações e enchentes, ocupação de áreas inapropriadas e lixo em terrenos baldios. Através desses textos, foram realizados debates, rodas de conversa e reflexões sobre as atitudes das pessoas, reforçando a necessidade de mudança dessas atitudes.
            Também assistiram ao filme Wall-E, da Disney, onde puderam perceber a degradação do meio ambiente, o consumismo e diminuição dos laços afetivos entre as pessoas. Perceberam também que o pequeno ato do robô de valorizar uma planta, mudou o destino do planeta.
            Em seguida, os alunos foram divididos em grupos. Alguns grupos ficaram responsáveis por elaborarem cartazes de conscientização, outros por elaborarem panfletos e folders  a serem distribuídos tanto dentro quanto fora da escola, além de grupos que ficaram responsáveis na confecção de aventais ecológicos. Depois de tudo pronto, os eco-líderes, dispondo de todo o material, começaram a visitar todas as dependências da escola, passando todo o conhecimento adquirido à comunidade escolar, buscando a conscientização dos mesmos. Além disso, passaram a participar no recreio como monitores na orientação do uso das lixeiras da coleta seletiva.
            Os alunos foram mobilizados, juntamente com os pais a participarem do plantio da horta da escola e da arborização da mesma, com mudas trazidas do passeio em visita ao Zoobotânico da cidade.  Nesta oportunidade, iniciaram a compostagem, paralela à horta, reaproveitando os restos alimentares da produção da merenda, que antes era misturado a papéis, plásticos e outros em uma única lixeira na cozinha escolar. O resultado desta compostagem servirá de adubo para a horta da escola, que irá incrementar a merenda de todos.

Professoras: Priscila e Renata 4ºs anos A, B, C e D

Nenhum comentário:

Postar um comentário