|
Vinícius trouxe a idéia do ímã de geladeira como lembrete do dia da coleta seletiva |
|
Fique de olho! |
|
Reflexão após assistirmos o filme WALL-E, r e c o m e n d a d í s s i m o | ! |
|
|
Cada grupo fez um cartaz: este é de recorte e colagem sobre a fauna e a flora e sua preservação |
|
Jogue lixo no lixo |
|
Cada lixo na cor certa!!!! |
|
Preserve a natureza |
|
Herdeiros do futuro: nossas crianças |
|
REDUZA, REUTILIZE, RECICLE |
|
Amigos da natureza |
|
O futuro do planeta está em nossas mãos |
|
Criança com educação não joga lixo no chão |
|
Escola limpa, escola linda |
|
Amigos transformando o mundo |
|
Colabore com a reciclagem |
|
Lixo, sujeira, só se joga na lixeira |
|
Viva a natureza |
|
Somos o futuro do planeta |
|
Amigos conscientes |
|
Lugar de se jogar lixo é na lixeira |
|
Salve a natureza |
A experiência abaixo relatada
envolveu noventa e oito alunos dos 4ºs anos com faixa etária entre oito e
quatorze anos.
O período de realização foi do mês
de abril a junho de 2.011.
Trabalhar o tema Meio Ambiente é
muito mais do que conscientizar sobre a questão do lixo e reciclagem, é
trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de
intervenção na realidade que os cerca.
Partindo do princípio que a educação
ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil,
devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve
ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Por isso, a
importância de pequenos atos em nossa escola e em nossas casas.
Após observação feita dentro da
escola e ao seu redor, constatou-se que tanto a comunidade escolar quanto o seu
entorno não faziam a separação do lixo, jogando o mesmo em lugares inadequados,
sem se preocupar com a conservação do Meio Ambiente.
A experiência foi desenvolvida para
que o público alvo se conscientizasse da necessidade de se fazer a seleção do
lixo, compreendendo que o mesmo pode ser reutilizado e/ou reciclado,
contribuindo assim para a conservação do ambiente em que vivemos.
Nossa pretensão ao trabalhar o tema
foi provocar a mudança de hábitos primeiramente na escola e que os alunos levassem
esta mudança para suas casas, transformando assim o hábito de toda família.
Os alunos deveriam perceber-se como
parte de um ambiente. Não adianta um aluno tirar nota dez nas provas e
continuar atirando lixo nas ruas, desperdiçar água e energia elétrica, desmatar
ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceber a extensão destas
ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem. Há a
necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia-a-dia, garantindo,
assim, o futuro do planeta. Logo, precisamos desenvolver a valorização da vida,
integrando-nos com a natureza e consequentemente preservando o meio ambiente.
Somos parte da natureza, porém, devido à inúmeros fatores, esquecemos disto.
Portanto, o foco do nosso trabalho foi
voltado para a disciplina de Ciências, na preservação do Meio Ambiente,
cuidados com o solo, compostagem, seleção do lixo, materiais recicláveis e
reaproveitáveis, flora e fauna, horta e outros.
O projeto iniciou-se a partir da
observação dos ambientes dentro da escola, fazendo apenas a observação do que
havia dentro das lixeiras (tendo em vista que o objetivo não era que o aluno
fizesse a separação do lixo da escola) e constatando que embora a escola possua
lixeiras para a coleta seletiva, a comunidade escolar não tinha a preocupação
de separar o lixo, pois nelas havia todo tipo de lixo (papéis, plásticos,
restos de alimentos, metais, vidros).
A próxima etapa foi a realização da
observação do lixo produzido pelas famílias dos alunos. Após a observação,
responderam perguntas sobre quantidade de lixo produzido, cuidados de
armazenamento, separação do lixo reciclável, dia e horário da passagem do
caminhão da coleta seletiva, se a família achava importante ou não a separação.
Com esses dados em mãos, dentro da sala de aula realizamos uma tabulação.
Assim, pudemos verificar que realmente havia a necessidade da conscientização
ambiental.
Foram trabalhados textos
informativos, descorrendo sobre os assuntos: Coleta Seletiva ( 3 Rs), Os
problemas trazidos pelos lixões, Incineração do lixo hospitalar, Aterro
Sanitário, Compostagem, Cuidados com o solo, englobando o desmatamento, erosão
e formação de voçorocas, queimadas,
agrotóxicos, inundações e enchentes, ocupação de áreas inapropriadas e
lixo em terrenos baldios. Através desses textos, foram realizados debates,
rodas de conversa e reflexões sobre as atitudes das pessoas, reforçando a
necessidade de mudança dessas atitudes.
Também assistiram ao filme Wall-E,
da Disney, onde puderam perceber a degradação do meio ambiente, o consumismo e
diminuição dos laços afetivos entre as pessoas. Perceberam também que o pequeno
ato do robô de valorizar uma planta, mudou o destino do planeta.
Em seguida, os alunos foram
divididos em grupos. Alguns grupos ficaram responsáveis por elaborarem cartazes
de conscientização, outros por elaborarem panfletos e folders a serem distribuídos tanto dentro quanto fora
da escola, além de grupos que ficaram responsáveis na confecção de aventais
ecológicos. Depois de tudo pronto, os eco-líderes, dispondo de todo o material,
começaram a visitar todas as dependências da escola, passando todo o
conhecimento adquirido à comunidade escolar, buscando a conscientização dos
mesmos. Além disso, passaram a participar no recreio como monitores na orientação
do uso das lixeiras da coleta seletiva.
Os alunos foram mobilizados,
juntamente com os pais a participarem do plantio da horta da escola e da
arborização da mesma, com mudas trazidas do passeio em visita ao Zoobotânico da
cidade. Nesta oportunidade, iniciaram a
compostagem, paralela à horta, reaproveitando os restos alimentares da produção
da merenda, que antes era misturado a papéis, plásticos e outros em uma única
lixeira na cozinha escolar. O resultado desta compostagem servirá de adubo para
a horta da escola, que irá incrementar a merenda de todos.
Professoras: Priscila e Renata 4ºs anos A, B, C e D
Nenhum comentário:
Postar um comentário